Práticas pedagógicas antirracistas como enfrentamento ao racismo estrutural em um colégio público de Barreiras – BA
Abstract
Essa pesquisa buscou investigar as práticas pedagógicas antirracistas como enfrentamento ao racismo estrutural em um colégio público de Barreiras - BA. As práticas pedagógicas antirracistas são uma maneira de erradicação do preconceito presente nas estruturas sociais que o racismo estrutural utiliza para se manter enraizado na vida dos grupos de pessoas pretas (indígena, quilombola etc.). Para este propósito, essa investigação utilizou uma abordagem qualitativa, com um estudo espelhado na pesquisa de campo, analises documentais e pesquisa bibliográfica. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados autores como: Almeida (2019), Kilomba (2019), Oliveira (2021), Quijano (2002) e outros. O resultado da pesquisa revelou que o racismo estrutural está presente na estrutura e/ou instituição escolar, reproduzindo-o sistematicamente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.