Dança, corpo e corporeidade no contexto escolar de Salvador: uma conjuntura de negação de bens simbólicos.

Autores

  • Maurício Jesus Oliveira Professor IFBA, Barreiras

Resumo

Este estudo objetivou compreender como se efetiva a educação da corporeidade por meio das práticas pedagógicas contemporâneas no ensino-aprendizagem da dança em Salvador, Bahia na rede Estadual de Ensino. Por essa razão, o objeto de estudo é a corporeidade pela dança. Para construir este artigo, foram articulados estudos nos campos da dança, da educação contemporânea, da descolonização da cultura e da dança na educação, abordando categorias como corporeidade, consciência corporal, dança na escola pública e formação complexa. A pesquisa se caracteriza como documental e bibliográfica, uma vez que se partiu da análise de documentos que determinam as diretrizes da educação básica no Brasil e na Bahia, fazendo um recorte para o Ensino Médio, etapa precedida pelo estudo da literatura pertinente ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. (Humanitas).

______.Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Semtec/MEC, 1999.

______.Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Semtec/MEC, 2006.

CURVELO, Marília Nascimento. A (in)visibilidade da dança nas escolas de ensino médio da rede pública estadual de Salvador. 2013. 2010f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Dança, Universidade Federal Da Bahia, Salvador, 2013.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 31. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2006.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4.ed. São Paul: Cortez, 2007.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6.ed São Paulo (SP): Cortez, 2011.

MATOS, Lúcia. Breves notas sobre o ensino da dança no sistema educacional brasileiro. In: SANTOS, Rosirene; RODRIGUES, Edvânia. (Org.). O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências. Goiânia: SEDUC/GO, 2011.

______. A formação de artistas-docentes em dança: espaços de incerteza e de ação compartilhada e política. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6. 2010. Salvador. Anais ... Salvador: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010.

MENGER, P. Arte como profissão e trabalho: e a sociologia das artes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 67, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOLINA, Alexandre José. (Im)pertinências curriculares nas licenciaturas em dança no Brasil. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo-SP: Cortez; Brasília-DF: UNESCO, 2000.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade. 2. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

Downloads

Publicado

2018-11-19