Dança, corpo e corporeidade no contexto escolar de Salvador: uma conjuntura de negação de bens simbólicos.

Autores

  • Maurício Jesus Oliveira Professor IFBA, Barreiras

Resumo

Este estudo objetivou compreender como se efetiva a educação da corporeidade por meio das práticas pedagógicas contemporâneas no ensino-aprendizagem da dança em Salvador, Bahia na rede Estadual de Ensino. Por essa razão, o objeto de estudo é a corporeidade pela dança. Para construir este artigo, foram articulados estudos nos campos da dança, da educação contemporânea, da descolonização da cultura e da dança na educação, abordando categorias como corporeidade, consciência corporal, dança na escola pública e formação complexa. A pesquisa se caracteriza como documental e bibliográfica, uma vez que se partiu da análise de documentos que determinam as diretrizes da educação básica no Brasil e na Bahia, fazendo um recorte para o Ensino Médio, etapa precedida pelo estudo da literatura pertinente ao tema.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

JESUS OLIVEIRA, M. Dança, corpo e corporeidade no contexto escolar de Salvador: uma conjuntura de negação de bens simbólicos. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 17–29, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/5495. Acesso em: 22 dez. 2024.