Entre o Epistemicídio e o Perigo de uma História Única nas Escolas

Autores

Palavras-chave:

Ensino de história, letramento racial, epistemicídio, literatura negra

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o epistemicídio e o perigo de uma história única nas escolas, onde o papel das instituições de ensino são colocadas em evidência buscando-se romper com um sistema que ao longo da história vem priorizando uma linha temporal de estudo europeia, centrada nos tidos “vencedores”. Aspecto que vem desde a escolha dos materiais didáticos que são aprovados e, posteriormente, adotados pelas escolas, onde ainda possuem a ausência de novas perspectivas que possam incluir de maneira não reducionista as narrativas negras em sala de aula. Entendendo que o acolhimento de mudanças e a adoção de novas metodologias de ensino devem ser uma das principais pautas, a fim de acolher novas mudanças e perspectivas.

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Biografia do Autor

Geovana da Câmara Silva, UFOB

Licenciada em História pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. Professora da Educação Básica.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

SILVA, G. da C. Entre o Epistemicídio e o Perigo de uma História Única nas Escolas. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 241–251, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22068. Acesso em: 4 dez. 2024.