As Diretrizes para a Educação Escolar Quilombolas:
Direitos, Territórios e Resistências no Piauí
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Territórios, Resistências, DireitosResumo
O objetivo deste trabalho foi compreender como se concretiza a oferta de Educação Escolar Quilombola, tomando como contexto a resistência na luta pelos direitos e pelos territórios nas Comunidades Quilombolas piauienses. Perguntamos: como o direito à educação pública básica, nos seus diferentes aspectos, está sendo garantido nas Comunidades Quilombolas? A metodologia foi composta por uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. O referencial teórico foi sustentado nos trabalhos de Arroyo (2015), Brasil (2003, 2004, 2008, 2012), Freire (1967), Munanga (2012), entre outros. Destaca-se as categorias direitos, território e resistência para compreender a luta por uma Educação Escolar Quilombola como parte dos direitos sociais, visando a garantia de um currículo próprio para a afirmação dos valores étnico-raciais dessas comunidades no contexto atual no estado do Piauí.
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