Práticas pedagógicas antirracistas como enfrentamento ao racismo estrutural em um colégio público de Barreiras – BA

Autores

  • Felipe Ribeiro Ramos Universidade do Estado da Bahia - Campus Barreiras
  • Márcia Virginia Pinto Bomfim Universidade do Estado da Bahia - Campus Barreiras

Resumo

Essa pesquisa buscou investigar as práticas pedagógicas antirracistas como enfrentamento ao racismo estrutural em um colégio público de Barreiras - BA. As práticas pedagógicas antirracistas são uma maneira de erradicação do preconceito presente nas estruturas sociais que o racismo estrutural utiliza para se manter enraizado na vida dos grupos de pessoas pretas (indígena, quilombola etc.). Para este propósito, essa investigação utilizou uma abordagem qualitativa, com um estudo espelhado na pesquisa de campo, analises documentais e pesquisa bibliográfica. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados autores como: Almeida (2019), Kilomba (2019), Oliveira (2021), Quijano (2002) e outros. O resultado da pesquisa revelou que o racismo estrutural está presente na estrutura e/ou instituição escolar, reproduzindo-o sistematicamente.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

RIBEIRO RAMOS, F.; VIRGINIA PINTO BOMFIM, M. Práticas pedagógicas antirracistas como enfrentamento ao racismo estrutural em um colégio público de Barreiras – BA. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 38–51, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/19092. Acesso em: 21 dez. 2024.