UM ESTUDO ESTATÍSTICO PARA DETECTAR PADRÕES E TENDÊNCIAS NO TRÁFEGO DE UMA REDE DE COMPUTADORES

  • Fábio Rodrigues Santos Instituto Federal da Bahia / Camaçari
  • Ana Nery dos Santos Prefeitura Municipal de Camaçari
Palavras-chave: Gerenciamento de Redes, Tecnologia, MRTG, Estatística

Resumo

Atualmente a disputa econômica, entre países e empresas, cresce cada vez mais, num processo em que ocorre a difusão de culturas diferentes, hábitos de consumo, e outros costumes de países desenvolvidos que impõe suas marcas mundialmente conhecidas, interligando o mercado mundial. A necessidade de sistemas informatizados, armazenamento, distribuição e controle de informações são indispensáveis, a conectividade que hoje é assistida, através das redes interligadas. Os avanços tecnológicos têm proporcionado às empresas maior eficiência e rapidez na troca de informações e tomadas de decisões. É nesse contexto que esse artigo tem como objetivo analisar e identificar padrões e tendências encontrados em uma rede de computadores, utilizando a ferramenta MRTG para otimizar a infraestrutura de rede, eliminando problemas de desempenho, melhorando a qualidade e disponibilidade de serviço. Análises foram realizadas onde detectou-se anormalidades nos ativos Firewall e Switch, por meio da coleta dos dados, onde foram gerados gráficos que demonstraram falhas de segurança da rede. Também foram realizados estudos estatísticos no desempenho dos ativos, CPU e Memória, onde indicou-se condições favoráveis à sua utilização sem necessidade de procedimentos de intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rodrigues Santos, Instituto Federal da Bahia / Camaçari
Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial área de Sistemas complexos (SENAI/CIMATEC - 2019). Mestre em Matemática Pura área de Sistemas Dinâmicos (UFBA - 2004). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFSC - 2002). Graduado em Bacharelado em Matemática (UFBA - 1999). Docente Instituto Federal da Bahia (IFBA/Camaçari).
Ana Nery dos Santos, Prefeitura Municipal de Camaçari
Graduada em Engenharia de Computação (Faculdade Área 1- Wyden). Concluinte da Pós-graduação em Segurança da Informação. Atualmente trabalho na Prefeitura Municipal de Camaçari, coordenando o Museu de Ciência e Tecnologia - UNICA e Laboratório de Tecnologia de Camaçari - LABTEC. Docente e atuante no fomento da Inovação e Tecnológica regional da Bahia.

Referências

COMER, D. E. Interligação de redes com TCP/IP. 1. ed. [S.l.: s.n.], 2006.

COSTA, F. Ambiente de redes monitorados com nagios e cacti. 1. ed. [S.l.]: Ciência Moderna Ltda, 2008.

FONTES, E. Vivendo a segurança da informação? Orientações práticas para pessoas e organizações. 1. ed. [S.l.]: Sicurezza, 2000.

KUROSE, J.; ROSS, K. Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down. [s.n.], 2010. ISBN 9788588639973. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=raZtQwAACAAJ>.

MARCONI, M. d. A. Técnicas de pesquisa. 1. ed. [S.l.]: Atlas S.A, 1999.

MOREIRA, N. S. Segurança mínima - uma visão corporativa da segurança de informações. [S.l.]: Axcel Books do Brasil, 2001.

MRTG. MRTG site oficial. 2018. Disponível em: <https://oss.oetiker.ch/mrtg/>. Acesso em 26 jun. 2020.

PORTUGAL, A. G. A. 'DFAPROGN OSTICOS' - UM SOFTWARE PARA MEDIR CORRELACÕES DE LONGO ALCANCE DOS ACORDOS DE N'IVEIS DE SERVI- ÇOS BASEADOS NA AN'ALISE DE FLUTUACÃO SEM TENDÊNCIAS. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Modelagem Computacional) Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2006.

STALLINGS, W. Redes e sistemas de comunicação de dados. Elsevier, 2005. ISBN 9788535217315. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=fw9rAAAACAAJ>.

STALLINGS, W. SNMP, SNMPv2, SNMPv3 and RMON1 and 2. 3. ed. [S.l.]: Addison Wesley, 1998.

Publicado
2020-09-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 58
  • PDF downloads: 14