ERA UMA VEZ NO WHATSAPP: EXPLORANDO UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU A PARTIR DE UM DIÁLOGO RETIRADO DA CENA DE UM FILME DE “BANG BANG”

Autores

  • Marcio Antonio Souza Paim Instituto Federal da Bahia
  • Maria Raidalva Nery Barreto Instituto Federal da Bahia

Palavras-chave:

Filmes, Equações do 1º Grau, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as respostas de um grupo de pessoas sobre uma equação do 1º grau quando assistem a cena de um filme. É o resultado de um estudo sobre uma atividade de matemática que trata da substituição de valores numéricos nas icógnitas dessa equação criada no ambiente tecnológico, representado pelo aplicativo Whatsapp, e realizada por três professores de instituições públicas e sete estudantes da EJA no ano de 2019. Para dar sentido a aprendizagem e significado na compreensão do conteúdo proposto, buscou-se valorizar os conhecimentos prévios que os participantes possuiam sobre as equações do 1º grau para, em seguida, validá-los de maneira qualitativa, por meio das respostas à uma pergunta elaborada através de um diálogo numa cena de um filme de “bang bang”. A partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e da análise dos registros de escrita tecnológica e manual dos estudantes e professores no ambiente tecnológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa para perceber diferentes interpretações sobre uma mesma pergunta. As respostas dos participantes indicam que a cena de um filme pode ser utilizada para dar significado ao conhecimento matemático e revelar várias formas de enxergar uma realidade, se configurando como uma ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Antonio Souza Paim, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC (UNEB). Especialista em Novas Tecnologias pela UFF. Licenciatura em Matemática pela UFBA. Professor do Ensino Básico, Técnicoe Tecnológico.

 

Maria Raidalva Nery Barreto, Instituto Federal da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e DEsenvolvimento Regional (UNEB). Graduação em Pedagogia (UNEB). Professora do IFBA e DMMDC da UFBA.

Referências

CARREIRO, Rodrigo. Era Uma Vez no Spaghetti Western: O Estilo de Sergio Leone. São José dos Pinhais – Paraná, 2014.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO Odair; TEIXEIRA, Maria De Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

ERA UMA VEZ NO VELHO OESTE. Sergio Leone. Itália, 1968.

FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo, Ática: 1989.

MOREIRA, Marco Antônio; Masini, Elcie Aparecida S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Morais, 1982.

_________, Marco Antonio. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013.

SILVA, Wilson da; CLARO, Genoveva Ribas; MENDEs, Ademir Pinheli. Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24179_12230.pdf>. Acesso: 03 jan. 2020.

VIANA, Nildo. Como assistir um filme. Rio de Janeiro: Corifeu, 2009.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Paim, M. A. S., & Nery Barreto, M. R. (2020). ERA UMA VEZ NO WHATSAPP: EXPLORANDO UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU A PARTIR DE UM DIÁLOGO RETIRADO DA CENA DE UM FILME DE “BANG BANG”. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 5(3), 28–43. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/8811