ERA UMA VEZ NO WHATSAPP: EXPLORANDO UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU A PARTIR DE UM DIÁLOGO RETIRADO DA CENA DE UM FILME DE “BANG BANG”
Palavras-chave:
Filmes, Equações do 1º Grau, Aprendizagem Significativa.Resumo
Este trabalho objetiva analisar as respostas de um grupo de pessoas sobre uma equação do 1º grau quando assistem a cena de um filme. É o resultado de um estudo sobre uma atividade de matemática que trata da substituição de valores numéricos nas icógnitas dessa equação criada no ambiente tecnológico, representado pelo aplicativo Whatsapp, e realizada por três professores de instituições públicas e sete estudantes da EJA no ano de 2019. Para dar sentido a aprendizagem e significado na compreensão do conteúdo proposto, buscou-se valorizar os conhecimentos prévios que os participantes possuiam sobre as equações do 1º grau para, em seguida, validá-los de maneira qualitativa, por meio das respostas à uma pergunta elaborada através de um diálogo numa cena de um filme de “bang bang”. A partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e da análise dos registros de escrita tecnológica e manual dos estudantes e professores no ambiente tecnológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa para perceber diferentes interpretações sobre uma mesma pergunta. As respostas dos participantes indicam que a cena de um filme pode ser utilizada para dar significado ao conhecimento matemático e revelar várias formas de enxergar uma realidade, se configurando como uma ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
CARREIRO, Rodrigo. Era Uma Vez no Spaghetti Western: O Estilo de Sergio Leone. São José dos Pinhais – Paraná, 2014.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO Odair; TEIXEIRA, Maria De Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
ERA UMA VEZ NO VELHO OESTE. Sergio Leone. Itália, 1968.
FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo, Ática: 1989.
MOREIRA, Marco Antônio; Masini, Elcie Aparecida S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Morais, 1982.
_________, Marco Antonio. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013.
SILVA, Wilson da; CLARO, Genoveva Ribas; MENDEs, Ademir Pinheli. Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24179_12230.pdf>. Acesso: 03 jan. 2020.
VIANA, Nildo. Como assistir um filme. Rio de Janeiro: Corifeu, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.