A Tecnologia educacional e a educação à distância no século XXI

Autores

  • Raidalva Caldas de Santana

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação à distância, Redes sociais

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a adoção de tecnologias educacionais no processo de formação de sujeitos pensantes inseridos nos mais diferentes espaços de aprendizagem, tendo como objetivo discutir a articulação entre as tecnologias educacionais e o funcionamento da educação à distância no Brasil e no mundo. Para atingir ao objetivo proposto, traçamos um breve histórico da educação à distância no qual, foram citados alguns estudiosos que apontaram conceitos e desenvolvimento sobre a educação à distância e sua evolução.

Na sequência, foi realizada análise quanto à aplicação das tecnologias desde o início da história da humanidade até os dias atuais, cujas diretrizes consistiam em alcançar o maior número possível de pessoas com qualificação em nível técnico, graduação e pós-graduação, destacando-se a importância das redes sociais como ferramenta de grande funcionalidade para esta nova modalidade de ensino-aprendizagem. Dando continuidade à discussão teórica, tratamos, também, sobre a interação professor versus tutor versus alunos no processo de aprendizagem e sua contribuição na construção do conhecimento de acordo com a nova prática pedagógica no intuito de ofertar uma melhor qualidade de ensino nesse novo modelo. O caminho percorrido para atingir os objetivos do estudo consistiu na realização de pesquisas bibliográficas nas principais bases de conhecimentos científicos, selecionando-se livros, capítulos de livros, artigos de periódicos científicos e comunicações apresentadas em eventos científicos que trataram especificamente da temática investigada, referenciando-se, inclusive, autores chaves nesta discussão, tais como Alves (2001), Barros (2003) e Belloni (2001). Os principais resultados alcançados estiveram relacionados a constatação de que há uma constante preocupação dos atores envolvidos com a educação a distância na adoção e desenvolvimento de tecnologias educacionais que possam potencializar a qualidade e eficácia do ensino ofertado nesta modalidade de ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se que uma pesquisa como esta possa contribuir para o enriquecimento do acervo de conhecimentos construído sobre a educação a distância, fornecendo um panorama sobre a adoção das tecnologias educacionais nas empreitadas voltadas à expansão do ensino a distância em escala global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Lucineia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

BARROS, D. M. V. Educação a Distância e o Universo do Trabalho. Bauru-SP: EUDSC, 2003.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3ed. Campinas, São Paulo, Autores Associados, 2001, p.25-88.

BONATO, Francisco Rogerio de Oliveira; SILVA, Andriele Franco da; LISBOA, Patrícia. Tecnologias nas atividades escolares: perspectivas e desafios. In: VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de; COSTA, José Wilson da. (Org.). Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Maria Regina. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.

BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.

BRESCIA, Amanda Tolomelli; COSTA, José Wilson da; TUFY, Sandra Pedrosa. Redes sociais e suas possibilidades de uso na educação. In: VALLE, Luiza Elena Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de. (Org.). Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.

CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. Televisão, vídeo e interatividade em educação a distância: aproximação com receptor-aprendiz. In: FIORENTINI, Leda Maria Rangero; MORAES, Raquel de Almeida. (Org.). Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

COSTA, José Wilson da; MATTOS, José Viana Marinho de. Utilização de recursos da WEB 2.0 por professores de graduação no processo ensino-aprendizagem. In: VALLE, Luiza Elena Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de. (Org.). Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Guia de tecnologias educacionais, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/guia_de_tecnologias_educacionais.pdf. Acesso em: 11 de abr. 2017.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.

KENSKI, Vani M. Novas tecnologias na educação presencial e a distância. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papiros, 2010.

LAGO, Andréa Ferreira. Aluno: on-line; senha: comunidade: considerações sobre EAD a partir de experiências como aluna on-line. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

LEITE, Lígia Sílvia; SILVA, Christina Marília. Educação a distância capacitando professores: em busca de novos espaços para a aprendizagem. Rio de Janeiro: 1998.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Editora 34, 1993.

______. A emergência do cyberspace e as mutações culturais. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos. (Org.) Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Levy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. 2000. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/inov.htm>. Acesso em: 04 ago. 2016.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6ed. São Paulo: Cortez, 2013.

NOGUEIRA, Solange Maria do Nascimento. Educação a distância e formação de educadores. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (Org.) Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA, Marco. EAD on-line, cibercultura e interatividade. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

de Santana, R. C. (2020). A Tecnologia educacional e a educação à distância no século XXI. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 5(3), 77–101. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/8157