TEORIA PIAGETIANA: OS PROCESSOS COGNITIVOS NO PENSAMENTO LÓGICO - MATEMÁTICO DA CRIANÇA
Palavras-chave:
Cognição, Aprendizagem, Lógico-MatemáticoResumo
Este artigo é uma produção organizada a partir das principais ideias de Jean Piaget, o qual aborda o desenvolvimento cognitivo e o pensamento lógico-matemático da criança, os processos de equilibração e acomodação, a inteligência, o pensamento e a linguagem. A escolha do tema se justifica pelo desejo de averiguar as implicações do pensamento lógico-matemático no desenvolvimento cognitivo dos estudantes de modo geral. Destaca-se a evolução mental do sujeito e como a cognição se desenvolve na aprendizagem de conceitos matemáticos. O trabalho tem um cunho investigativo e, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura ou revisão bibliográfica, tendo em vista que a pesquisa versa sobre alguns livros e colaboradores do trabalho desenvolvido pelo epistemólogo Piaget durante muitas décadas. Descreve os períodos ou fases de desenvolvimento dos indivíduos, concentrando-se, principalmente, nos períodos da inteligência concreta e das operações formais. Concluiu-se que Jean Piaget trouxe inúmeras contribuições para o estudo da mente das crianças e adolescentes que ainda hoje são utilizadas por psicólogos e educadores para embasar suas pesquisas, bem como analisar como se prescreve passagem de um período a outro e como se caracteriza o pensamento lógico nos indivíduos.
Downloads
Referências
BRUNER, Jerome. S. Sobre o conhecimento: ensaios da mão esquerda. 1ª ed. São Paulo-SP. Editora Phorte, 2008. (Publicado originalmente em 1964).
FLAVELL, John H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. Tradução: Maria Helena Souza Patto. Instituto de Psicologia – USP, 5ª edição. São Paulo. Editora Livraria Pioneira, 1996.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed. 1994.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
PIAGET, J.; INHELDER, de Octavio Mendes Cajado. – 15 ed. – Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 1998.
PIAGET, et al. A abstração reflexionante: relações lógico-matemáticas e ordem das relações sociais; trad. Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.