A CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA CIDADE DE BARREIRAS, BAHIA
Resumo
Este artigo versa sobre a qualidade de atendimento público tendo como foco a atuação dos servidores na perspectiva de qualidade e eficiência dos cidadãos-usuários. Nesse sentido, o propósito do estudo foi analisar a consolidação das políticas de atendimento em uma universidade pública na cidade de Barreiras, Bahia, e, nessa finalidade teve como desdobramentos os objetivos específicos: avaliar o nível de satisfação dos cidadãos-usuários com o atendimento prestado na instituição; conhecer as estratégias de melhoria no atendimento adotadas pela instituição de ensino; verificar a efetivação das leis e normas de atendimento aos cidadãos na instituição. Para subsidiar as discussões e análises dos dados, a fundamentação teórica teve como base a Constituição Federal do Brasil de 1988, o Decreto nº 1.171/1994, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a Lei nº 8429/1992 - Improbidade Administrativa, a Lei nº 8.112/90 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, Silva (2021), Moscovici (1999) e Bonifácio (2023), para tratar tanto a trajetória da administração pública quanto a oferta do serviço público, avaliação, estratégias e a qualidade no atendimento. Na metodologia, foi contemplada a pesquisa exploratória, dentro da proposta bibliográfica e a pesquisa documental com a utilização de questionário de opinião. Nessa perspectiva, a pesquisa a partir do questionário permitiu uma visão específica sobre o atendimento na instituição pública. Assim, os resultados apontaram a importância da comunicação entre os cidadãos/usuários e administração para melhorar o serviço na instituição, subjetividade nas respostas dos pesquisados, desconhecimento das leis que regem o serviço público e dos instrumentos de avaliação da instituição, satisfação dos usuários/cidadãos com serviço prestado na instituição. Na análise dos dados percebe-se o quanto é interessante agregar valores estratégicos e de avaliação, bem como a formação dos agentes públicos. Ademais, pondera a relevância desse estudo devido a amplitude diante da complexidade do tema. Acredita-se também que a Administração Pública precisa entender as questões coletivas, encontrando estratégias que legalmente garantam os direitos dos cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 MARIA REGINA SOUZA DO PRADO, Renata dos Santos Mendes, Areza Batista Gomes Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.