A CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA CIDADE DE BARREIRAS, BAHIA

Autores

  • MARIA REGINA SOUZA DO PRADO UNEB
  • Renata dos Santos Mendes UNEB
  • Areza Batista Gomes Barros UNEB

Resumo

Este artigo versa sobre a qualidade de atendimento público tendo como foco a atuação dos servidores na perspectiva de qualidade e eficiência dos cidadãos-usuários. Nesse sentido, o propósito do estudo foi analisar a consolidação das políticas de atendimento em uma universidade pública na cidade de Barreiras, Bahia, e, nessa finalidade teve como desdobramentos os objetivos específicos: avaliar o nível de satisfação dos cidadãos-usuários com o atendimento prestado na instituição; conhecer as estratégias de melhoria no atendimento adotadas pela instituição de ensino; verificar a efetivação das leis e normas de atendimento aos cidadãos na instituição. Para subsidiar as discussões e análises dos dados, a fundamentação teórica teve como base a Constituição Federal do Brasil de 1988, o Decreto nº 1.171/1994, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a Lei nº 8429/1992 - Improbidade Administrativa, a Lei nº 8.112/90 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, Silva (2021), Moscovici (1999) e Bonifácio (2023), para tratar tanto a trajetória da administração pública quanto a oferta do serviço público, avaliação, estratégias e a qualidade no atendimento. Na metodologia, foi contemplada a pesquisa exploratória, dentro da proposta bibliográfica e a pesquisa documental com a utilização de questionário de opinião. Nessa perspectiva, a pesquisa a partir do questionário permitiu uma visão específica sobre o atendimento na instituição pública. Assim, os resultados apontaram a importância da comunicação entre os cidadãos/usuários e administração para melhorar o serviço na instituição, subjetividade nas respostas dos pesquisados, desconhecimento das leis que regem o serviço público e dos instrumentos de avaliação da instituição, satisfação dos usuários/cidadãos com serviço prestado na instituição. Na análise dos dados percebe-se o quanto é interessante agregar valores estratégicos e de avaliação, bem como a formação dos agentes públicos. Ademais, pondera a relevância desse estudo devido a amplitude diante da complexidade do tema. Acredita-se também que a Administração Pública precisa entender as questões coletivas, encontrando estratégias que legalmente garantam os direitos dos cidadãos. 

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Publicado

2024-09-15

Como Citar

SOUZA DO PRADO, M. R., dos Santos Mendes, R., & Barros, A. B. G. (2024). A CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA CIDADE DE BARREIRAS, BAHIA. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(3), 151–171. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/20751