ANÁLISE DE MERCADO DAS HAMBURGUERIAS ARTESANAIS DO BAIRRO DA PITUBA EM SALVADOR – BAHIA, NO ANO DE 2022

Autores

  • Diego Souza Silva IFBA
  • Ricardo Nascimento Santos UNEB

Resumo

Este estudo tem como tema a análise mercadológica através das cinco forças de Porter em empresas de hamburguerias artesanais do bairro da Pituba, na cidade de Salvador, no período de 2022. Dentro deste viés, questiona-se: de que modo uma análise mercadológica realizada através das cinco forças de Porter e da análise PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças) pode contribuir estrategicamente para o diagnóstico da implementação de um negócio? O Objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar o mercado de hamburguerias artesanais no bairro da Pituba dentro das perspectivas mercadológicas das cinco forças de Porter, através de uma abordagem dedutiva qualitativa de cunho exploratório, com o uso de mapas para avaliar as estratégias de Porter no bairro da Pituba sobre as hamburguerias. No resultado da pesquisa foi elaborada uma análise PFOA. Conclui-se que esta análise mercadológica pode contribuir significativamente para implementação de um negócio, porém são necessários mais estudos para tal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Souza Silva, IFBA

Mestrando Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação -PROFNIT -Instituto Federal da Bahia.

Ricardo Nascimento Santos, UNEB

Graduando em Administração pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, 8º Semestre – Noturno. Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Diego Souza Silva, & Ricardo Nascimento Santos. (2024). ANÁLISE DE MERCADO DAS HAMBURGUERIAS ARTESANAIS DO BAIRRO DA PITUBA EM SALVADOR – BAHIA, NO ANO DE 2022 . Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 11–40. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/18962