EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO DE UMA HORTA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma tecnologia de baixo custo para criação de um sistema de irrigação automatizada. A metodologia usada abrangeu diversas áreas de conhecimento, visando abordar situações que permitissem criar uma horta, seguindo preceitos de agroecologia, e levando em consideração aspectos socioeconômicos locais. A aplicação da informática envolveu conceitos de programação, registros digitais de informações, além noções de automatização e robótica. Como resultados, percebeu-se que a proposta pode contribuir de forma relevante tanto na vida de agricultores, quanto na formação dos alunos, devido ao aspecto interdisciplinar aplicado no desenvolvimento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Ribeiro de Sousa, IFBA

Professor EBTT do IFBA campus Brumado, possui formação como Bacharel em Ciência da Computação ( 2011), Licenciado em Computação (2021), Especialista em Engenharia de Software (2013) e Mestre em Ciência da Computação (2016).

Gildava Araújo da Silva Nascimento, IFBA

Licenciada em GEOGRAFIA (2008- UNEB) e em  PEDAGOGIA (1995- UNEB) Especialista em Geografia Física ( FINOM-2009) e em Metodologia do Ensino Fundamental (UNEB-2000). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFBA, Campus, Barreiras-BA (2012-2018). Atualmente professora EBTT, Campus Brumado-BA. Foi professora substituta no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Campus VI- Caetité-BA, 2009-2013).

Marcos Pereira dos Santos, IFBA

Professor EBTT atuando nas áreas de Robótica Educacional, Redes de Computadores, Linguagem de programação, Informática Básica e Manutenção de computadores no IFBA desde 2017. Adepto da robótica livre (open-source), em seus trabalhos tem se utilizado da Plataforma Arduino e ESP8266. Participou, como professor orientador, das Olímpiadas Brasileira de Robótica - OBR de 2008, 2009, 2010,2011 e 2012, obtendo satisfatórias classificações. Foi finalista na RoboCup 2012, modalidade Robocup Júnior Dance, na Cidade do México, atuando como professor orientador. Participou da FEBRACE 2008 como orientador do projeto "Um robô na limpeza de ar condicionado" e FeBrace 2015 como orientador "Espantalho automatizado - Wilson", escolhido como um dos projetos finalistas. Ministra vários cursos sobre novas tecnologias de redes LAN e robótica livre em instituições de ensino na Bahia e atualmente é proponente do projeto de automação de hortas - Icactus.

Publicado
2022-05-06
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • PDF downloads: 34
Como Citar
Ribeiro de Sousa, C., da Silva Nascimento, G. A., & Pereira dos Santos, M. (2022). EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO DE UMA HORTA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO : . Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(2), 77-95. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/13080