Associações entre depressão e a prática de atividades recreativas na natureza: um estudo transversal de adultos nos Estados Unidos, Espanha e Brasil
Palavras-chave:
Atividades de lazer, Depressão, RecreaçãoResumo
Objetivo: Investigar como os critérios de sintomas do Transtorno Depressivo Maior (TDM) se relacionam com o envolvimento em atividades recreativas na natureza entre norte-americanos, espanhóis e brasileiros. Métodos: Realizamos um estudo transversal. Os sintomas do TDM foram relacionados ao envolvimento em atividades recreativas na natureza (quaisquer atividades recreativas na natureza, atividades na floresta, jardinagem, atividades de aventura na natureza) entre norte-americanos (n = 606), espanhóis (n = 438) e brasileiros (n = 448). Resultados: Pessoas que relataram envolvimento em qualquer atividade recreativa na natureza, pelo menos uma vez por mês, relataram vivenciar com menor frequência todos os nove critérios de sintomas para TDM (por exemplo, anedonia, sensação de depressão ou desesperança, problemas de sono, dificuldade de concentração e ideação suicida) do que aquelas que não participavam de atividades recreativas na natureza com tanta frequência. Os resultados foram consistentes entre países e tipos de atividades na natureza. Conclusão: O desenho transversal deste estudo limita a interpretação causal das associações observadas. No entanto, teorias e ensaios clínicos randomizados fornecem evidências de que atividades recreativas na natureza podem melhorar a depressão. Profissionais de diferentes países podem considerar recomendar ou promover a participação de atividades recreativas na natureza para aliviar os sintomas depressivos dos seus clientes.
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudio Damião Rosa, Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.