TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13826159Palavras-chave:
Escolas de enfermagem, Ensino superior, GraduaçãoResumo
Introdução: O modelo formativo de Enfermagem, fortemente marcado pela lógica tecnicista, ao longo dos anos, vem se adaptando e reinventando-se numa perspectiva de aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever a trajetória acadêmica de egressos do curso de Enfermagem de uma universidade do interior da Bahia. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, em base documental, de natureza quantitativa, sendo a população do estudo egressos do campus VII, do curso de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia. As informações foram obtidas de fontes secundárias e documentais, com egressos do curso de enfermagem formados entre 2011 e 2019. Resultados: A população do estudo foi de 194 pessoas graduadas na UNEB campus VII. O estudo confirma que a existência da UNEB no estado e sua inserção no território norte do estado da Bahia demarca a relevância social associada à descentralização das universidades e o acesso da população dessa região ao ensino superior público. Constata-se a permanência da predominância do sexo feminino nas turmas do curso de enfermagem em relação à variável raça/cor, a negra predomina no corpo estudantil, reforçando o papel importante que a UNEB possui por meio das suas políticas de cotas. A vinculação de estudantes com as atividades de extensão é uma realidade do campus VII. Conclusão: O estudo contribui, com a elaboração de caminhos, para a adoção de novas modalidades de ensino e tecnologias que estejam conforme as demandas do mundo do trabalho, além de mostrar para a sociedade a contribuição da Universidade na formação de seus discentes.
Downloads
Referências
Franco A de P. Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. J POLÍTICAS Educ [Internet]. 2008;4:53–63. Available at: https://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/parte-1-Ensino-superior-no-Brasil-cenário-avanços-e-contradições.pdf
Brasil M da E e D. Portaria no 1.721, de 15 de dezembro de 1994 [Internet]. 1994. Available at: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=69&data=16/12/1994
Duarte APR da S, Silva SEV, Vasconcelos MVL de. O Processo de Curricularização da Enfermagem no Brasil. Atas - Investig Qual em Educ [Internet]. 2016;01:736–42. Available at: Visualização de O Processo de Curricularização da Enfermagem no Brasil (ciaiq.org)
Barbosa ACS, Luiz FS, Friedrich DB de C, Püschel VA de A, Farah BF, Carbogim F da C. Profile of nursing graduates: competencies and professional insertion. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2019;27. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692019000100386&tlng=en
Silva KL, Sena RR de. A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado. Rev Bras Enferm [Internet]. agosto de 2006;59(4):488–91. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000400003&lng=pt&tlng=pt
Cunha VSB da, Alcoforado GKSM, Ribeiro WA, Almeida MC dos S, Souza JZ dos S, Daniel ES, et al. Desafios do egresso de enfermagem na inserção ao mercado de trabalho: uma revisão da literatura. Res Soc Dev [Internet]. 14 de março de 2021;10(3):e23010312660. Available at: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12660
Nassif AA, Pereira SC. Perfil dos egressos do curso de enfermagem de uma universidade do planalto norte catarinense. Brazilian J Dev [Internet]. 2019;5(12):32996–3008. Available at: http://brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/5745/5185
Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação - Senhor do Bonfim [Internet]. 2021. Available at: https://www.dedc7.uneb.br/
Universidade do Estado da Bahia. Resolução CONSEPE no 1.948/2018 [Internet]. 2018. Available at: https://www.dedc7.uneb.br/bacharelado-em-enfermagem/
DATASUS. Mapas [Internet]. 2021. Available at: http://siab.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=060206&item=21
Boaventura EM, Pimenta BL, SANTOS LAC Dos, SCHINDLER AJ, SANTOS BO dos. Interiorização da educação superior no estado da Bahia. RDE-Revista Desenvolv Econômico [Internet]. 2015; Available at: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/4029/2751
Almeida AH de. Mulheres negras e a realidade da enfermagem no Brasil. NASCE [Internet]. 2020; Available at: www.nascecme.com.br
Universidade do Estado da Bahia. RESOLUÇÃO No 1.339/2018 [Internet]. 2018. Available at: http://conselhos.uneb.br/wp-content/uploads/2021/04/1339-consu-Res.-Reserva-de-Vagas.pdf
Cunha YFF, Sousa RR. Gênero e enfermagem: um ensaio sobre a inserção do homem no exercício da enfermagem. RAHIS [Internet]. 10 de agosto de 2017;13(3). Available at: http://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/140-149
COFEN. Ministério da Saúde inicia pagamento do Piso da Enfermagem no SUS [Internet]. 2023. Available at: http://www.cofen.gov.br/ministerio-da-saude-inicia-pagamento-do-piso-da-enfermagem-no-sus_110934.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jardiel Breno Lima de Oliveira Santos, Vitoria Alves de Azevedo, Tassiany Caroline Souza Trindade, Simone Santana da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.