PRORROGAÇÃO da Chamada para composição do dossiê temático ENVELHECIMENTO E SAÚDE HUMANA

2022-03-17

As aceleradas transições demográfica e epidemiológica, ocorridas desde a metade do século XX, têm mostrado-se como um importante desafio à saúde pública brasileira, haja vista o aumento exponencial do número de idosos e da ocorrência de desfechos adversos à saúde. Assim, o aumento da prevalência de morbidades como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, dinapenia, sarcopenia, e síndrome da fragilidade em idosos, tornou-se uma realidade, contribuindo para o aumento da mortalidade neste grupo populacional.

Portanto, a proposta dessa chamada para composição de dossiê pretende oportunizar avaliação e publicitação de produções acadêmicas que abordem questões/temáticas relacionadas ao envelhecimento e à saúde humana. Os manuscritos submetidos poderão ser resultantes de estudos epidemiológicos ou de abordagens qualitativas, revisões de literatura, relatos de experiência ou estudos de caso.

 

Encerramento: 15 de maio de 2022 (PRORROGADA até o dia 30 de junho de 2022)

 

Instruções:
- Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês (OBS: após aprovação solicitamos considerar a possibilidade do envio da versão em língua estrangeira - inglês e/ou espanhol).
- As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da PC-RESC (https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/about/submissions#onlineSubmissions)
- Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da PC-RESC (https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA A(O) EDITOR(A) que seja direcionada as organizadoras do dossiê temático ENVELHECIMENTO E SAÚDE HUMANA.
- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão as cegas por pares, conforme as normas da PC-RESC.

ORGANIZAÇÃO:
Lucas dos Santos – Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Rhaine Borges Santos Pedreira – Mestra e Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Cezar Augusto Casotti – Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.