Sobre a Revista
A Revista Verde (RV) é uma publicação periódica semestral do Programa Escola Verde e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar (CNPq) com o objetivo de contribuir com a divulgação científica de pesquisas e experiências, nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento relacionadas às problemáticas socioambientais e sustentabilidade.
As edições são temáticas, a fim de possibilitar abordagens variadas de áreas distintas do conhecimento sobre um mesmo tema. A Revista Verde se assenta numa postura interdisciplinar própria que se concentra sobre abordagens aparentemente distintas, embora bastante próximas na perspectiva socioambiental.
Ciente deste desafio, a Revista Verde busca apresentar ao público, trabalhos científicos inéditos, relevantes e pertinentes as reflexões ambientais mais atuais; ensejando que possam ir além da comunidade acadêmica, contribuindo com a construção do saber ambiental e as mudanças necessárias para uma sociedade sustentável.
Área do Conhecimento
ÁREA DO CONHECIMENTO DA REVISTA VERDE: INTERDISCIPLINAR
A Revista Verde se coloca prioritariamente na Área Interdisciplinar, em virtude da natureza transversal dos temas ambientais e da sustentabilidade; de tal forma que busca o avanço do conhecimento para além das fronteiras disciplinares, articulando conceitos, teorias e métodos, estabelecendo pontes entre os diferentes níveis da realidade, percepções, lógicas e formas de desenvolvimento do conhecimento.
Neste sentido, a interdisciplinaridade que a RV promove é resultado do diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, induzindo e fortalecendo as interações e inovações epistemológicas, nos conhecimentos e nas metodologias das pesquisas que abordam temas ambientais e da sustentabilidade ambiental.
Desta forma a RV busca estar em sintonia com os movimentos inovadores e de mudanças paradigmáticas, inclusive no campo da filosofia da ciência, integrando saberes que possam ter repercussão direta nos processos de ensino, pesquisa, extensão, produção e consumo de conhecimentos, a partir de abordagens interdisciplinares que fomentem a sustentabilidade ambiental.
Em consonância com o Regimento da RV, as abordagens interdisciplinares poderão seguir os seguintes eixos norteadores:
I - na área de Ciências Sociais: Agroecologia e Agricultura familiar, Comunidades Tradicionais e Convivência, Etnociência, Paisagem e Território, Cultura e Meio Ambiente, Educação e Epistemologia Ambiental, Movimentos Sociais, Políticas Públicas Ambientais, Relação Sociedade/Natureza, Ecologia Humana,Turismo, Sustentabilidade e Desenvolvimento;
II - na área de Tecnologias e Estudos Ambientais: Ecologia, Biodiversidade e seus correlatos, Geoprocessamento, Recursos Hídricos, Sensoriamento Remoto, Modelagem aplicadas ao Meio Ambiente, Novas Tecnologias, Tecnologias Alternativas Sustentáveis, Bioquímica e Saneamento Ambiental, Poluição, Mudanças Climáticas, Gestão das Águas e Recursos Hídricos, Agricultura de Precisão, Agroindústria e seus derivados;
III - na área de Planejamento, Saúde e Meio Ambiente: Conservação e Preservação de Patrimônio Natural e Social, Governança Ambiental, Gestão Ambiental, Indicadores Ambientais, Saúde Ambiental, Patosalutogênese, Epidemiologia, Saúde integral, Saúde Pública e Coletiva, Alimentação Saudável, Economia Ambiental, Serviços Ecossistêmicos e seus processos, Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Problemáticas das Cidades, Gestão de Resíduos Sólidos; e
IV - Outros eixos, áreas e temas podem ser definidos pelo Conselho Editorial para edições especiais.
Para fins de organização e classificação, a RV segue a seguinte escala de predominância de Áreas do Conhecimento:
1 – Interdisciplinar;
2 – Educação;
3 – Ciências Exatas e da Terra;
4 – Ciências Humanas;
5 – Engenharias;
6 – Saúde (Ciências da Saúde);
8 – Administração;
9 – Tecnologia; e
10 – Gestão Multidisciplinar e Organizações.