MULTIMODALITY INTO THE EFL CONTEXT: FROM THEORY TO PRACTICE

MULTIMODALIDADE NO CONTEXTO DE ILE: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Multimodality, digital stories, foreign language learning

Resumo

Dentre as diferentes facetas da comunicação humana, a multimodalidade parece ter se tornado fundamental nos últimos anos. A chegada da internet e de diferentes recursos tecnológicos trouxe novas possibilidades para o uso de atividades multimodais em salas de aula de língua estrangeira, tornando-se recursos pedagógicos que fomentam os processos de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira de diferentes maneiras. Nesse sentido, estudos na área de Aprendizagem de Línguas mediada por Computadores (CALL) têm permitido que professores e aprendizes experimentem a criação das histórias digitais – atividades que possuem o potencial de promover a aprendizagem de uma língua estrangeira (CASTAÑEDA, 2013; TREVISOL, 2019). Dito isso, o presente artigo busca discutir o construto da multimodalidade dentro do contexto de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), refletindo a respeito de sua relevância para professores e aprendizes de línguas e dando enfoque para o caráter e natureza multimodais de histórias digitais na sala de aula de ILE.  Ao discutir, revisar e traçar paralelos entre alguns estudos na área de multimodalidade, o presente estudo sugere que os benefícios de usar histórias digitais em contextos de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira podem ir além do desenvolvimento linguístico, possibilitando que os aprendizes  desenvolvam outras habilidades relevantes  - como a criação e edição de vídeos, pensamento crítico, aprendizagem interpessoal e colaborativa, entre outras – que podem ser fomentadas através do engajamento dos aprendizes em tarefas multimodais de criação de histórias digitais.

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Biografia do Autor

Vanessa de Deus Rocha, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e Doutoranda em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGI/UFSC.

Matheus André Agnoletto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como pesquisador na área de formação de professores de línguas estrangeiras. Sua pesquisa é predominantemente de fundamentação sociocultural vygotskiana, focalizando na interação social entre formadores de professores e professores em início de carreira, bem como no papel da cognição e emoção humanas no desenvolvimento docente.

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela PPGI-UFSC. É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Rocha, V. de D., Agnoletto, M. A., & Trevisol, J. R. (2023). MULTIMODALITY INTO THE EFL CONTEXT: FROM THEORY TO PRACTICE: MULTIMODALIDADE NO CONTEXTO DE ILE: DA TEORIA À PRÁTICA. Diálogos E Diversidade, 3, e18716. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18716

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação