O PODER DO GÊNERO PUBLICITÁRIO NA IMPRENSA SERTANEJA (1933-1943): AS ILUSTRAÇÕES N’O LIDADOR

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Imprensa, História Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar o discurso do gênero publicitário na imprensa sertaneja do Piemonte da Chapada Diamantina, na década de 1930, especificamente a partir do uso de ilustrações no jornal O Lidador que tinham como objetivo uma maior visibilidade dos produtos e serviços anunciados, a possibilitar acesso a um público leitor mais abrangente que poderia ter acesso a produtos de consumo que passaram a chegar a toda a Bahia. Foram selecionados para esta análise anúncios publicitários compostos de tiras de quadrinhos com ilustrações, enfatizando serem as imagens mais fáceis de atração e interpretações, sem desconsiderar o poder da palavra como complemento. Com base teórica principalmente na análise de discurso de Mikhail Bakhtin, procede-se a um estudo do poder das imagens e textos na persuasão dos assinantes do periódico, com a devida atenção não apenas para os leitores, mas para todos os que tivessem contato visual com as ilustrações e contribuísse sobremaneira para o aumento do público alvo dos periódicos e dos produtos anunciados no sertão baiano ou no Piemonte da Chapada Diamantina na década de 1930.

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Biografia do Autor

Adriano Menezes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em História pela Universidade de Lisboa. Professor de Literatura do Brasil na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Menezes, A. (2023). O PODER DO GÊNERO PUBLICITÁRIO NA IMPRENSA SERTANEJA (1933-1943): AS ILUSTRAÇÕES N’O LIDADOR . Diálogos E Diversidade, 3, e15690. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15690

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo