O PODER DO GÊNERO PUBLICITÁRIO NA IMPRENSA SERTANEJA (1933-1943): AS ILUSTRAÇÕES N’O LIDADOR
Palavras-chave:
Discurso, Imprensa, História CulturalResumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar o discurso do gênero publicitário na imprensa sertaneja do Piemonte da Chapada Diamantina, na década de 1930, especificamente a partir do uso de ilustrações no jornal O Lidador que tinham como objetivo uma maior visibilidade dos produtos e serviços anunciados, a possibilitar acesso a um público leitor mais abrangente que poderia ter acesso a produtos de consumo que passaram a chegar a toda a Bahia. Foram selecionados para esta análise anúncios publicitários compostos de tiras de quadrinhos com ilustrações, enfatizando serem as imagens mais fáceis de atração e interpretações, sem desconsiderar o poder da palavra como complemento. Com base teórica principalmente na análise de discurso de Mikhail Bakhtin, procede-se a um estudo do poder das imagens e textos na persuasão dos assinantes do periódico, com a devida atenção não apenas para os leitores, mas para todos os que tivessem contato visual com as ilustrações e contribuísse sobremaneira para o aumento do público alvo dos periódicos e dos produtos anunciados no sertão baiano ou no Piemonte da Chapada Diamantina na década de 1930.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó (SC): Argos, 2009.
CAMPOS-TOSCANO, Analúcia Furquim. I percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Edição kindle)
ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. “Imprensa a serviço do progresso”. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (org.). História da Imprensa no Brasil. Contexto, 2013, l. 1361-1771 (Edição Kindle).
MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. “Recônditos do mundo feminino”. In: SEVCEKO, Nicolau. História da Vida Privada no Brasil, v. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 367-422.
MENEZES, Adriano. Imprensa e identidade sertaneja: discurso e prática de Leitura no Piemonte da Chapada Diamantina (1916-1943). Curitiba: Editora CRV, 2020.
MIOTELLO, Valdemir. “Ideologia”. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2016, p. 167-176.
ORLANDI, Eni, Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Campinas (SP): Pontes Editora, 2015.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. Editora Melhoramentos, 2012. (Edições Kindle)
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriano Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.