DEZ-FIANDO MEMÓRIAS: (RE)CONSTITUIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SEMINÁRIO "ENCONTROS COM A INCLUSÃO"
Palavras-chave:
Inclusão, Memoria institucional, Fonte, AcervoResumo
A pesquisa qualitativa desenvolvida no período de 2016-2019 objetivou a construção da memória institucional das sete edições Seminário “Encontros com a Inclusão”, e construção do acervo digital do projeto. Partindo dos conceitos de memória (Le Goff; Halbwach), lugar de memória (Nora) e memória institucional (Matos) realizou-se a coleta e tratamento dos registros iconográficos, textuais, auditivos e audiovisuais de seis edições do evento. Parte do material textual coletado foi analisada através da análise temática (Bardin). As transcrições do registro audiovisual e textos levantados necessitam de revisão/ampliação e aprovação para posterior organização do livro e do sitio de armazenamento. Constatou-se a amplitude do tema inclusão em diálogos com outras áreas de conhecimento, e a ênfase no retorno às especificidades locais em todos os eventos, representativos da produção acadêmica acerca do tema no Departamento e de uma prática anti-hegemônica de produção local de conhecimento, além da carência de metodologia e de setor responsável para a manutenção da memória institucional do Departamento. Embora não tenha atingido seu objetivo por conta de ter sido suspensa, a pesquisa reforçou a relevância da organização e preservação do acervo de fontes, assim como a necessidade de retomada para aprofundamento no trabalho de produção e manutenção da memória institucional sobre inclusão e o papel da extensão na formação.
Downloads
Referências
CARVALHO, Naor Franco de e SILVA, Wilton Carlos Lima da. Acervo e Memória: as possibilidades de uso do acervo Michael Traumann como fonte histórica In Anais da ANPUH. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427774463_ARQUIVO_AcervoeMemoria-TextoAnaisANPUH.pdf. Acesso em: 02/03/2016.
CHAUÍ, Marilena. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.
COSTA, Icléia Thiesen Magalhães. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica. (Tese) Doutorado em Ciência da Informação. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/686/1/icleiacosta1997.pdf. Acesso em 21/06/2017.
COSTA, João Mattos Nunes. Organização de fontes documentais textuais do seminário Encontros com a Inclusão. Relatório Final da Iniciação Científica. 2019. Disponível em: https://www.sonic.uneb.br/relatorioFinal/index. Acesso em 22/08/2019.
GLAT, Rosana e PLETSCH, Márcia Denise. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 23, n. 38, p. 345-356, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em 09/03/2014.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Unicamp, 1994.
LIMA, Sandra Maria Barbosa. A imagem fotográfica como memória cultural e identitária das comunidades do Vale do Gramame-PB In Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Florianópolis, 2013. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/2/browse? value=LIMA%2C +Sandra+Maria+Barbosa&type=author. Acesso em 02/10/2017.
LIMA, Sandra Maria Barbosa. Imagem, memória e identidade: o acervo imagético da escola viva olho do tempo, Vale do Gramame – Paraíba. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) UFRB. João Pessoa, p. 127, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/3955/1/arquivototal.pdf. Acesso em 02/10/2017.
LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; LEITE, Denise. Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal. Educ. rev., Curitiba, v. 35, n. 75, p. 61-79, Maio, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000300061&lng=en&nrm=isso. Acesso em 14/07/2019.
MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. Mimeo, s/d. Disponível em: http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao _transcricao _entrevista. Acesso em 04/02/2013.
MATOS, Maria Teresa Navarro de Britto – Memória Institucional e Gestão Universitária – o caso da Universidade Federal da Bahia. 2004. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10976/1/Maria%20 Teresa%20Matos.pdf. Acesso em 12/08/2018.
MATOS, Maria Teresa Navarro de Brito. Memória institucional e gestão universitária: o caso da Universidade Federal da Bahia. Cadernos BAD, 2, 2005. Disponível em: https://www.bad.pt. Acesso em 03/10/2018.
MATTOS, André Luiz Reis e DIETRICH, Ana Maria. Fotografia, memória e a diversidade das fontes históricas. Caminhos da História. Vassouras, v. 7, n. 1, p. 19-32, jan./jun., 2011. Dossiê: Memórias e Representações dos Movimentos Sociais. Disponível em: http://www.uss.br/pages/revistas/revistacaminhosdahistoria /v7n12011 /pdf/002_Fotografia_memorias_diversidade_%20das_fontes.pdf. Acesso em 21/08/2014.
MATTOS, Nicoleta Mendes de e BENEVIDES, Sílvia Lúcia Lopes. Proposta do Projeto de Pesquisa e Extensão: Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Especial e Inclusão – NUPESPI. Valença. Mimeo. 2004.
MATTOS, Nicoleta Mendes de e BENEVIDES, Sílvia Lúcia Lopes. Ação universitária, inclusão e formação acadêmica: a trajetória do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Especial e Inclusão – NUPESPI In Anais do XI Seminário Internacional de la RED ESTRADO: Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. Ciudad de Mexico, 2016. ISSN 2219-6854.
MATTOS, Nicoleta Mendes de e BENEVIDES, Sílvia Lúcia Lopes. Universidade e inclusão: a experiência do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Especial e Inclusão – NUPESPI com a formação profissional In MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza (org.). Formação inicial e continuada de professores: da teoria à prática. [recurso eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
MONTEIRO, Carlos. A força do ‘lugar’ na construção, dinamização, manutenção e reafirmação das culturas da diáspora africana. Enfoques, Vol. 16, nº 1, pp. 45-59, 2017. Disponível em: file: https://revistas.ufrj.br/index.php/enfoques /article/ view/ 17117. Acesso em 03/10/2018.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10. São Paulo, dez.-1993. Disponível em: https://revistas.pucsp .br/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 21/04/2019.
ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era: In FERREIRA, Marieta de M; AMADO, Janaina (org). Usos e abusos da história oral - 8. Ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 93-111.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Natiele Sousa. Organização de fontes documentais iconográficas dos 13 anos do Seminário Encontros com a Inclusão. Relatório Final da Iniciação Científica. 2018. Disponível em: https://www.sonic.uneb.br/relatorioFinal/index. Acesso em 10/08/2018.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Sonia Maria Ferreira da e DUARTE, Zeny. A fotografia em unidades de informação: valor informativo e permanente. Ponto de acesso, Salvador, v.10, n.3, p.147-159, dez.2016. Disponível em: www.pontodeacesso.ici.ufba.br Acesso em 23/03/2017.
VALLE. Hardalla Santos do. Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 173-186, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.5433% 2F2238-3018.2012v18n1p173. Acesso em 12/05/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.