CONSTRUINDO A HISTÓRIA DA ESCOLA PROFESSOR APRÍGIO: UM DIÁLOGO ENTRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO SERIDÓ-RN

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo. Educação Rural. História da Educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o Grupo Escolar Professor Aprígio no Município de Santana do Seridó-RN, nessa perspectiva propomos conhecer a biografia e história de professor Aprígio e as contribuições que a referida escola apresenta em sua construção histórica e social para a comunidade Tuiuiú. Analisamos a contribuição da Educação Rural e Educação do Campo no contexto da história da Educação do Brasil e das Políticas Públicas. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental, fundamentadas nas obras de Gois (2019), Oliveira (2014), Gil (2008), Freire (2005), dentre outros que possibilitam o aprofundamento e a reflexão crítica da temática em questão. Também foram consultados na pesquisa decretos, leis, arquivo municipal da Prefeitura de Jardim do Seridó-RN, e Prefeitura Municipal de Santana do Seridó-RN. É oportuno destacar que o jovem educador professor Aprígio Câmara teve seu trabalho educacional reconhecido, na educação do município de Jardim do Seridó-RN e assim homenageado com o nome da Escola em comunidade da zona rural no município de Santana do Seridó-RN, objeto de estudo dessa pesquisa.  

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Biografia do Autor

Maria das Vitórias Pereira Souza Bezerra, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2021).

Marecilda Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Bezerra, M. das V. P. S., & Araújo, M. B. de. (2021). CONSTRUINDO A HISTÓRIA DA ESCOLA PROFESSOR APRÍGIO: UM DIÁLOGO ENTRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO SERIDÓ-RN. Diálogos E Diversidade, 1, e12869. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12869

Edição

Seção

Dossiê temático: História, memória e trajetórias educacionais