CONSTRUINDO A HISTÓRIA DA ESCOLA PROFESSOR APRÍGIO: UM DIÁLOGO ENTRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO SERIDÓ-RN
Palavras-chave:
Educação do Campo. Educação Rural. História da Educação.Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Grupo Escolar Professor Aprígio no Município de Santana do Seridó-RN, nessa perspectiva propomos conhecer a biografia e história de professor Aprígio e as contribuições que a referida escola apresenta em sua construção histórica e social para a comunidade Tuiuiú. Analisamos a contribuição da Educação Rural e Educação do Campo no contexto da história da Educação do Brasil e das Políticas Públicas. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental, fundamentadas nas obras de Gois (2019), Oliveira (2014), Gil (2008), Freire (2005), dentre outros que possibilitam o aprofundamento e a reflexão crítica da temática em questão. Também foram consultados na pesquisa decretos, leis, arquivo municipal da Prefeitura de Jardim do Seridó-RN, e Prefeitura Municipal de Santana do Seridó-RN. É oportuno destacar que o jovem educador professor Aprígio Câmara teve seu trabalho educacional reconhecido, na educação do município de Jardim do Seridó-RN e assim homenageado com o nome da Escola em comunidade da zona rural no município de Santana do Seridó-RN, objeto de estudo dessa pesquisa.
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