LUGARES DE MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA COM JUVENTUDES ESTUDANTIS

Autores

Palavras-chave:

ensino de História; inclusão diversa; juventude estudantil; patrimônio cultural; pedagogia freiriana.

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência em estudos que venho realizando em um projeto de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação-UFMG. Partindo de lacunas encontradas na BNCC, investiga desafios e possibilidades do patrimônio cultural, em lugares de memória do centro da cidade, contribuir com conhecimento histórico, fruição cultural e vida cidadã nas aulas de História, do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Adota bases filosóficas de Paulo Freire em diálogos com outras mentes pensadoras atuantes em pesquisas e estudos especializados sobre o tema. São referências para alcance dos objetivos do projeto de refletir importâncias de maior aproximação e convivência entre a diversidade das culturas do centro da cidade e a diversidade das juventudes estudantis que delas fazem parte. Não pretende apresentar resultados absolutos, apenas demonstrar conhecimentos obtidos na primeira etapa da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico documental que irão basear uma pesquisa de campo que será iniciada.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Pinto de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando do Programa de Pós Graduação Educação e Docência da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, que integra as ações do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Gpell-Ceale-FaE/UFMG).

Referências

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Paula, R. P. de. (2021). LUGARES DE MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA COM JUVENTUDES ESTUDANTIS. Diálogos E Diversidade, 1, e12798. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12798

Edição

Seção

Dossiê temático: História, memória e trajetórias educacionais