Chamada pública para Dossiê temático - Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva

2023-12-06

DOSSIÊ: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

A educação numa perspectiva inclusiva precisa, necessariamente, prever a participação, permanência e conclusão dos estudos por todos os estudantes inseridos no contexto escolar. Portanto, uma práxis inclusiva requer a organização e reorganização de espaços, tempos e formas de ensinar de modo que todos e cada um dos estudantes sejam alcançados e desafiados a aprenderem, na exata medida de suas potencialidades e necessidades. Nessa perspectiva, este Dossiê Temático emerge de discussões provenientes do Grupo de Estudos Educação, Sociedade e Diversidade (GEEDI) e do Núcleo de Pesquisa sobre Formação para Docência no Ensino Superior (NUPEDES), que agregam pesquisadores/as do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e tem a finalidade de socializar produções científicas do Brasil e do exterior que possam contribuir para ampliar o debate.

 

Submissões até o dia 30 de abril de 2024.

Previsão de publicação em julho de 2024.

 

Orientações para autor(as)(es):

O acesso ao envio dos artigos e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no seguinte link:

https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

No início da submissão do texto o(s) autor(es) devem escolher na seção o dossiê:

Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cega, conforme as normas da revista: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

 

Organizadores:

 

Susana Couto Pimentel

Professora Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (MPGPP). Possui Doutorado em Educação (UFBA), Mestrado em Educação Especial (UEFS/CELAEE-Cuba), Graduação em Pedagogia (UEFS) e Graduação em Serviço Social (UCSal). É líder do Grupo de Estudos em Educação, Diversidade e Inclusão (GEEDI/UFRB) e membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação para Docência e Ensino Superior (NUPEDES/UFRB). Desenvolve pesquisas na área de políticas públicas de educação inclusiva e tecnologia assistiva.

 

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pedagoga (UEFS), com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB/Cetens. É líder do Núcleo de Pesquisa sobre Formação para Docência e Ensino Superior (NUPEDES/CNPq) com pesquisas relacionadas à linha de Formação de professores e Docência no Ensino Superior: Diversidade, Saberes, Práticas e Culturas. Atualmente é suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas.