Chamada pública para Dossiê temático - Formação Docente & Educomunicação: Diversidade e Multimodalidade no Devir Pedagógico

2023-04-17

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE & EDUCOMUNICAÇÃO: DIVERSIDADE E MULTIMODALIDADE NO DEVIR PEDAGÓGICO

Este Dossiê Temático nasce dos estudos do Grupo de Pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagens (Cult-vi), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, com a finalidade de compartilhar produções científicas de pesquisadores/as do Brasil e do exterior que possam contribuir para o debate de dois eixos temáticos: 

 

  1. a) Formação Docente (FD)
  2. b) Educacomunicação (EduCom)

 

O eixo Formação Docente (FD) compreende três dimensões:

 Dimensão 1 – Competências Digitais Docentes (CDD)

Esta dimensão acolhe artigos científicos de experimentos ou ensaios referentes ao aperfeiçoamento docente para a linguagem digital em contextos diversos em sala aula.

Dimensão 2 – Processos Inclusivos

Esta dimensão acolhe artigos científicos de experimentos ou ensaios referentes às metodologias de ensino como a TEACCH utilizado para estruturar a rotina do aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA), Braille específica para pessoas com deficiência visual, Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para alunos cegos ou com baixa visual, Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Tecnologias Assistivas (TA).

Dimensão 3 – Alfabetização Bilíngue

Esta dimensão acolhe artigos científicos de experimentos ou ensaios referentes às abordagens e práticas pedagógicas que dialoguem com os alunos brasileiros e imigrantes da América do Sul durante o Ensino Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental I.

 

O eixo Educacomunicação (EduCom) compreende três dimensões:

 

Dimensão 1 – Trabalho Colaborativo em Rede (TCR)

Esta dimensão acolhe artigos científicos de experimentos ou ensaios referentes aos contextos de ensino e aprendizagem fundamentados pela colaboração e/ou cooperação, a partir da ênfase na construção de redes humanas e tecnológicas.

Dimensão 2 – Recursos Tecnológicos em Educação

Esta dimensão acolhe artigos científicos de experimentos ou ensaios referentes às experiências e investigações que reflitam sobre as práticas com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em distintos cenários educativos.

Dimensão 3 – Lectoescrita em Multimodalidade

Esta dimensão acolhe artigos científicos de experimentos ou ensaios referentes à leitura e à escrita em plataformas digitais com recursos multimodalidades.

 

Submissões até o dia 30 julho de 2023.

Previsão de publicação em outubro de 2023.

 

Orientações para autor(as)(es):

O acesso ao envio dos artigos e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no seguinte link:

https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

No início da submissão do texto o(s) autor(es) devem escolher na seção o dossiê:

Formação Docente & Educomunicação

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cega, conforme as normas da revista: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

 

Organizadores:

Profº Drº Rodrigo dos Reis Nunes - Doctor en Educación pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV.

Profª Drª Ana Cabanas - Doctora en Humanidades y Artes con Mención Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Rosario (UNR).