Chamada pública para Dossiê temático: Diversidade, diferença e educação inclusiva: conceitos, políticas e práticas.

2021-05-06

Chamada pública para dossiê temático: Diversidade, diferença e educação inclusiva: conceitos, políticas e práticas.

Ementa: No Brasil, como autores/as e pesquisadores/as da área têm demonstrado, os debates sobre educação inclusiva e as políticas produzidas para nortear as práticas de inclusão educacional têm sido vistos, de maneira reduzida, e, portanto, reducionista, como pertinentes apenas a estudantes com deficiências, a partir da reconceitualização e reorientação de novas políticas e práticas ensejadas para educação especial, operando um movimento duplo: por um lado, a diversidade atravessa os documentos oficiais, a partir da perspectiva liberal da década de 90, e se consolida na BNCC, esvaziando o conceito de diversidade na perspectiva das diferenças, como denunciam Abramowicz et al (2011), prescrevendo o ensino da norma, da normalidade, do comum, e circunscrevendo as diferenças à tolerância, à celebração estereotipada, ao diversificado como extra do currículo; por outro lado, a identificação do debate sobre educação inclusiva à educação especial na perspectiva da inclusão preclude o diálogo interseccionalizado com o campo da diversidade e das diferenças, limitando e novamente excluindo esta diferença, não compreendida como diferença, mas apenas deficiência na perspectiva biomédica, do debate, das práticas, das micro e macropolíticas que anunciam, no devir, a educação como lugar da produção da heterogeneidade. Estes desafios aqui apontados ainda marcam o século XXI e nos mobilizam na busca esperançosa de educação libertadora, defendida pela concepção freiriana, a mover movem estudos, pesquisas, práticas fomentadas por novas perguntas. Neste Dossiê buscamos contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que têm tomado e tensionado os conceitos, políticas e práticas a partir das compreensões de diversidade e diferença, ampliando o debate sobre educação inclusiva na tensão e contradição que a consolidação de uma educação para todos e todas ainda precise se anunciar no qualificador inclusiva , como oposição à exclusão que atravessa os territórios que habitamos na educação, pois o mestre Paulo Freire nos ensina que não somos, estamos sendo, e, portanto, em devir.

Submissões: de 10 de maio a 31 de julho de 2021.

Orientações para autor(as)(es):

Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

No início da submissão do texto o(s) autor(es) devem escolher na seção o dossiê Diversidade, diferença e educação inclusiva.

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cega, conforme as normas da revista: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

Organizadoras:

Juliana Cristina Salvadori - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e docente Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPED, UNEB. Co-líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA) no qual atua por meio do Grupo de estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE).

Ana Lúcia Gomes da Silva - Professora Titular permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) – UNEB – Campus IV e do Colegiado de Letras de Língua Portuguesa e Literaturas; Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA).