Sexualidade(s) nas artes e desconstrução de géneros, como as relacionar?

Uma abordagem a partir da, e direcionada para a desconstrução dos géneros na versão cénica de A casa de Bernarda Alba, de João Garcia Miguel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p55

Palavras-chave:

A casa de Bernarda Alba, João Garcia Miguel, Género, Sexualidade

Resumo

Apesar de os géneros serem uma construção do Homem, não é fácil, mesmo com os esforços de inúmeras atividades, desconstruir de modo global esse binarismo. O teatro e a Arte em geral podem, no entanto, contribuir para uma edificação da ideia de que os géneros (entre outras questões) são transitáveis, transversais e/ou transformáveis. Com o caso concreto de A casa de Bernarda Alba, na versão cénica de João Garcia Miguel, o autor apresenta um exemplo de como o teatro pode dialogar com a sociedade na problematização dos espartilhos.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Schiappa, Universidade de Lisboa/Sorbonne Nouvelle-Paris

Ator, diretor, dramaturgo, Doutor em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa, membro do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Associado ao CREPAL – Sorbonne Nouvelle/Paris. Bruno Schiappa é autor de outros dois livros: “João Garcia Miguel e a transfiguração do coro – com um capítulo sobre Sara Ribeiro”, editado pela CJGM (2021) e “A dimensão teatral do Auto da Fé” (2018), editado pela Edições Colibri. Ele também se dedica à plataforma MST – Manifestações da Sexualidade no Teatro (http://mst.estudosteatro.pt), voltada para a disseminação de investigações relacionadas com manifestações da sexualidade na performance teatral.

Referências

BUTLER, Judith. Gender trouble, feminism and the subversion of identity. London & New York : Routledge, 1990.

CARVALHEIRA, Ana Alexandra. Em Defesa do Erotismo – a favor da liberdade e da saúde sexual. Porto Salvo: Edições Desassossego, 2018.

DOLLAN, Jill. Theatre and Sexuality, London: Palgrave Macmillan, 2010.

ÉTIENNE, Noémie;VANNOUVONG, Agnés (ed.) À Bras le Corps, Dijon: les Presses du Réel, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres, 8ª Edição, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber, 13ª Edição, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III: o cuidado de si, 8ª Edição, Rio de Janeiro: Edições Graal, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir, 37ª edição, Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: Obras Completas, volume XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. The Basic writings of Sigmund Freud, translated & edited by Dr. A. A. Brill, New York, The Modern Library, 1995.

HUNT, Lynn (Ed.). The Invention of Pornography, Obscenity and the Origins of Modernity, 1500-1800, New York: Zone Books, 1996.

MIGUEL, João Garcia. Entrevista a Bruno Schiappa, 2019.

Programa do espetáculo A Casa de Bernarda Alba, Cia João Garcia Miguel, 2018.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

SCHIAPPA, B. Sexualidade(s) nas artes e desconstrução de géneros, como as relacionar? Uma abordagem a partir da, e direcionada para a desconstrução dos géneros na versão cénica de A casa de Bernarda Alba, de João Garcia Miguel. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 55–70, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p55. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p55. Acesso em: 9 maio. 2024.