Política e ética em manifestações poéticas e estéticas das sexualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p173

Palavras-chave:

Resenha, Bruno Schiappa, Sexualidades, Gêneros

Resumo

Questionamentos acerca da sexualidade e de gênero estão na pauta de importantes projetos de artistas, coletivos e pesquisadores contemporâneos, atualizando discussões sempre mobilizadoras (não apenas) da criação artística. Se hábitos, padrões e normas são frutos de complexas relações sociais, políticas, históricas, nada mais compreensível do que manifestações no campo das artes – e do teatro em particular – de práticas que expandem políticas de subjetivação acerca do que se convencionou sancionar como normal ou natural nos campos do gênero e da sexualidade. Afinal, não cabe às artes o tensionamento com o mundo que nos é apresentado e que nos convoca à mais irrestrita aderência? Não cabe às artes a experimentação de novas possibilidades para o humano pensar e ser pensado, agir e ser afetado, imaginar e ser imaginado?

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Lemos, Universidade de Évora - UÉVORA (Portugal)

Artista da cena, investigador e professor de atuação. Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro – UNIRIO (2000), Doutor em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (2016), com Pós-doutoramento em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa – ULISBOA (2020). Atualmente, é professor convidado do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora (UÉVORA) e trabalha sobre os processos de criação do ator/atriz com artistas integrantes do estúdio O Canto do Bode, pelo Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa (CET/FLUL).

Referências

SCHIAPPA, Bruno. Sexualidades nas artes. A cena obscura. Lisboa, Ed. Colibri. 2023.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

LEMOS, V. Política e ética em manifestações poéticas e estéticas das sexualidades. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 173–176, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p173. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p173. Acesso em: 10 maio. 2024.