Línguas de fogo
transmissão e endereçamento entre mulheres
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n1.p205Palavras-chave:
Carta, Desejo, Transmissão, EndereçamentoResumo
A proposta deste artigo é fazer uma leitura da carta Falando em línguas: uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo da escritora chicana Gloria Anzaldúa (1942-2004), para pensar os temas da transmissão e do endereçamento entre mulheres. Para tanto, partiremos de uma cena descrita por Freud (1921) em seu Psicologia das massas e análise do eu, quando estabelece a terceira forma de identificação, chamada de histérica, destacando o alastramento sintomático como uma infecção psíquica. Ao longo do caminho, mostraremos a intimidade dessa infecção psíquica com a transmissão de um desejo uma língua de fogo, segundo Anzaldúa , frisando a escrita como outro destino que não o padecimento pelo sintoma. Por fim, apontamos o modo como o endereçamento funda um lugar para que as mulheres de terceiro mundo possam existir, antecipando a elas o destino de escritoras.
[Recebido em: 31 mar. 2023 – Aceito em: 10 jun. 2023]
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Glória (2021). A vulva é uma ferida aberta e outros ensaios. Tradução Tatiana Nascimento. Rio de Janeiro: A Bolha Editora.
MORAGA, Cherríe & ANZALDÚA, Glória (1981). This bridge called my back: Writings by radical women of color. Berkeley: Third Woman Press.
FREUD, Sigmund (1921/2011). Psicologia das massas e análise do eu. In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.
KAMENSZAIN, Tamara (2015). O livro dos divãs. 1.ed. – Tradução Carlito Azevedo e Paloma Vidal. Rio de Janeiro: 7Letras.
LACAN, Jacques (1966/1998). Abertura da coletânea. In: Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
MAGALHÃES, Daniele (2021). Vingar. 1.ed. Rio de Janeiro: 7Letras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.