Práticas de letramento em experiências de grupos de estudos sindicais no estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9337Resumo
O Grupo de Estudos sindicais consiste em atividades de formação de base em sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais existentes no Estado de Sergipe, oriundas da Escola Nacional de Formação da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). O artigo objetiva descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Grupos de Estudos Sindicais em sindicatos do Estado de Sergipe e perceber como o letramento social acontece nesse processo, a partir do conceito, em Street (2014), de letramento ideológico, por meio das vivências pedagógico-populares. A metodologia é de natureza qualitativa, e foram utilizados elementos oriundos da etnografia, tais como observação participante e gravações de áudio para o registro das falas dos participantes. O recorte teórico aborda os letramentos sociais propostos por Street (2014), que define o conceito de letramento ideológico como parte integrante da cultura, e por Freire (1996), que valoriza as práticas imersas no contexto local como elemento político, interdisciplinar e identitário. O resultado deste trabalho reafirma a necessidade de a natureza dos letramentos se tornar importante como elementos socioculturais e intimamente associados a valores e identidades presentes em diferentes práticas e dimensões educativas.
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