Poesia em múltiplas formas e tons: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9334Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise preliminar sobre como se processa a tradução intersemiótica do texto literário poema para a pintura realizada pelo aluno-leitor do 6º ano, de modo a compreender como se realiza a recepção do texto literário a partir do imaginário do aluno, observando a sua criatividade imaginativa. Serão abordadas as formas de leitura e as etapas do processo de formação do leitor. Será considerada, ainda, a relação que se estabelece entre os sinais e os signos ou linguagens. Este artigo se baseia em alguns postulados teóricos, no que se refere ao imaginário em Wunenburger (2007), à criatividade e aos processos de criação em Ostrower (2010), à semiótica em Santaella (2012), sobre leitura do texto literário, Bordini e Aguiar (1988). Desse modo, a metodologia adotada é de caráter qualitativo e o método de análise das produções dos alunos, as quais constituirão o corpus desta pesquisa, é o interpretativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.