Poesia em múltiplas formas e tons: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental

Autores

  • Joice Mariane Andrade Cruz Borba
  • José Jacinto dos Santos Filho

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9334

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise preliminar sobre como se processa a tradução intersemiótica do texto literário poema para a pintura realizada pelo aluno-leitor do 6º ano, de modo a compreender como se realiza a recepção do texto literário a partir do imaginário do aluno, observando a sua criatividade imaginativa. Serão abordadas as formas de leitura e as etapas do processo de formação do leitor. Será considerada, ainda, a relação que se estabelece entre os sinais e os signos ou linguagens. Este artigo se baseia em alguns postulados teóricos, no que se refere ao imaginário em Wunenburger (2007), à criatividade e aos processos de criação em Ostrower (2010), à semiótica em Santaella (2012), sobre leitura do texto literário, Bordini e Aguiar (1988). Desse modo, a metodologia adotada é de caráter qualitativo e o método de análise das produções dos alunos, as quais constituirão o corpus desta pesquisa, é o interpretativo.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

CRUZ BORBA, J. M. A.; FILHO, J. J. dos S. Poesia em múltiplas formas e tons: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 193–213, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i1.9334. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9334. Acesso em: 19 abr. 2024.