POESIA EM MÚLTIPLAS FORMAS E TONS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Joice Mariane Andrade Cruz Borba
  • José Jacinto dos Santos Filho

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise preliminar sobre como se processa a tradução intersemiótica do texto literário poema para a pintura realizada pelo aluno-leitor do 6º ano, de modo a compreender como se realiza a recepção do texto literário a partir do imaginário do aluno, observando a sua criatividade imaginativa. Serão abordadas as formas de leitura e as etapas do processo de formação do leitor. Será considerada, ainda, a relação que se estabelece entre os sinais e os signos ou linguagens. Este artigo se baseia em alguns postulados teóricos, no que se refere ao imaginário em Wunenburger (2007), à criatividade e aos processos de criação em Ostrower (2010), à semiótica em Santaella (2012), sobre leitura do texto literário, Bordini e Aguiar (1988). Desse modo, a metodologia adotada é de caráter qualitativo e o método de análise das produções dos alunos, as quais constituirão o corpus desta pesquisa, é o interpretativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • PDF downloads: 18