A escrita de sinais como instrumento de desenvolvimento linguístico e identitário para o surdo

Autores

  • Francyllayans Karla da Silva Fernandes
  • Edneia de Oliveira Alves
  • Marianne Rossi Stumpf

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9333

Resumo

Sendo a língua de sinais uma manifestação cultural e identitário do surdo e possuindo ela a modalidade sinalizada e escrita, essa última modalidade no sistema signwriting. A escrita é um importante instrumento de empoderamento e desenvolvimento cognitivo e linguístico do surdo. Assim, defendemos que sua alfabetização deva ser realizada em sua escrita de sinais por ser sua primeira língua, assegurando-lhe a aquisição linguística como um período significativo, sem rupturas ou adaptações de uma língua (visualespacial) para outra (oral), com a qual ele não possui identificação. O objetivo geral desse trabalho foi verificar a aprendizagem da escrita de sinais pelo surdo. A pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e delineamento de estudo de caso. O campo de pesquisa foi uma escola pública estadual e os participantes foram 6 sujeitos surdos. Analisou-se os dados por meio da técnica da migrogenética. Os dados indicaram que o surdo aprende com facilidade a escrita de sinais e que esses sujeitos se identificam com essa escrita por ser visoespacial.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

FERNANDES, F. K. da S.; ALVES, E. de O.; STUMPF, M. R. A escrita de sinais como instrumento de desenvolvimento linguístico e identitário para o surdo. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 175–192, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i1.9333. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9333. Acesso em: 20 nov. 2024.