Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck
  • Cristian Javier Lopez
  • Carla Cristiane Saldanha Fant

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9327

Resumo

O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

FLECK, G. F.; LOPEZ, C. J.; FANT, C. C. S. Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 65–82, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i1.9327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327. Acesso em: 25 abr. 2024.