A fotopoesia e o letramento lírico
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9326Resumo
Reflexões teóricas e críticas sobre a Fotopoesia, ou a arte de criar fotopoemas, como instrumento didático que auxilia no letramento lírico, por fundir duas linguagens, a fotográfica e a lírica, e promover, ao mesmo tempo, uma experiência lúdica de criação e a reflexão sobre o estar no mundo. A partir do diálogo com Cosson (2006), Gens (2010) e Pinheiro (2007) e de algumas referências à arte da fotografia, tais como as de Felizardo e Samain (2007) e Mauad (1996), entre outros, elaboro aqui considerações teóricas destinadas àqueles e àquelas que desejem se aprofundar nas possibilidades didáticas que a presença do fotopoema nas salas de aula pode proporcionar em termos de incentivo ao gosto pela leitura de poemas e à busca por olhares mais sensíveis à realidade que nos cerca. A essas reflexões, acrescento a descrição de uma proposta metodológica de realização de Oficina de Criação de Fotopoemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.