A fotopoesia e o letramento lírico

Autores

  • Christina Ramalho

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9326

Resumo

Reflexões teóricas e críticas sobre a Fotopoesia, ou a arte de criar fotopoemas, como instrumento didático que auxilia no letramento lírico, por fundir duas linguagens, a fotográfica e a lírica, e promover, ao mesmo tempo, uma experiência lúdica de criação e a reflexão sobre o estar no mundo. A partir do diálogo com Cosson (2006), Gens (2010) e Pinheiro (2007) e de algumas referências à arte da fotografia, tais como as de Felizardo e Samain (2007) e Mauad (1996), entre outros, elaboro aqui considerações teóricas destinadas àqueles e àquelas que desejem se aprofundar nas possibilidades didáticas que a presença do fotopoema nas salas de aula pode proporcionar em termos de incentivo ao gosto pela leitura de poemas e à busca por olhares mais sensíveis à realidade que nos cerca. A essas reflexões, acrescento a descrição de uma proposta metodológica de realização de Oficina de Criação de Fotopoemas.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

RAMALHO, C. A fotopoesia e o letramento lírico. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 33–64, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i1.9326. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9326. Acesso em: 22 dez. 2024.