“O mesmo samba”: a profissionalização dos Sambas de Cachoeira e sua reificação em grupos de Samba de Roda
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v8i2.5910Resumo
O reconhecimento nacional e internacional do samba de roda como patrimônio cultural imaterial acarretou em diversas investigações sobre suas consequências musicais e sociais. Um aspecto comumente levantado é o da profissionalização dos sambadores, que antes se encontravam espontaneamente em seu cotidiano no que chamaremos de “samba de vizinho”, e que hoje se organizam nos “grupos de samba de roda”: instituições musicais com nome, registro de integrantes, ensaios marcados, etc. Este aspecto será aprofundado neste artigo a partir da história e de etnografia do samba de Cachoeira (BA), cidade cujas características singulares implicaram em processos de comercialização de seus bens culturais significativamente precedentes à patrimonialização do samba. Buscamos, com isso, por um lado, demonstrar como a patrimonialização do samba não cria, mas intensifica e reifica processos que lhe são muito anteriores que, por outro lado, não necessariamente suprimem formas tradicionais de fazer samba na região. Pelo contrário, argumentamos que o “grupo de samba de roda” atua, já desde meados do século XX, como facilitador na transição entre os sambas do cotidiano e aquele das chamadas tocadas, apresentado como espetáculo em contextos extraordinários e cristalizado sob a categoria do “samba de roda”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.