Práticas de letramentos na educação do campo: o programa escola da terra em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4495Resumo
O projeto Escola da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas de 2015 a 2017, oferta cursos de aperfeiçoamento para professores das séries multisseriadas e quilombolas da rede estadual e municipal de Alagoas. Neste artigo, tratamos da reflexão sobre o modo como foi articulada a formação em Língua Portuguesa, no eixo “Linguagens e práticas de letramento na Educação do campo” do referido Programa. Reconhecemos a importância de o professor valorizar os vínculos com a terra e fomentar a reprodução sociocultural de diferentes áreas do conhecimento. O recorte teórico aborda os letramentos sociais propostos por Street (2014), que define o conceito de letramento ideológico como parte integrante da cultura e por Achard (1989), que traz o conceito de língua como um elemento político, interdisciplinar e identitário. Visualizamos a importância do Programa como uma política de fortalecimento social no campo para a superação dos processos de afirmação dos sujeitos na escola, bem como na comunidade local.
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