Práticas de letramentos na educação do campo: o programa escola da terra em Alagoas

Autores

  • Sanadia Gama dos Santos
  • Mariléia Silva dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4495

Resumo

O projeto Escola da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas de 2015 a 2017, oferta cursos de aperfeiçoamento para professores das séries multisseriadas e quilombolas da rede estadual e municipal de Alagoas. Neste artigo, tratamos da reflexão sobre o modo como foi articulada a formação em Língua Portuguesa, no eixo “Linguagens e práticas de letramento na Educação do campo” do referido Programa. Reconhecemos a importância de o professor valorizar os vínculos com a terra e fomentar a reprodução sociocultural de diferentes áreas do conhecimento. O recorte teórico aborda os letramentos sociais propostos por Street (2014), que define o conceito de letramento ideológico como parte integrante da cultura e por Achard (1989), que traz o conceito de língua como um elemento político, interdisciplinar e identitário. Visualizamos a importância do Programa como uma política de fortalecimento social no campo para a superação dos processos de afirmação dos sujeitos na escola, bem como na comunidade local.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

DOS SANTOS, S. G.; DOS REIS, M. S. Práticas de letramentos na educação do campo: o programa escola da terra em Alagoas. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 2, p. 57–74, 2018. DOI: 10.30620/p.i.v7i2.4495. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4495. Acesso em: 29 mar. 2024.