Leitura literária na EJA: questionando a identidade sexual

Autores

  • Fábio Silva Santos
  • Carlos Magno Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v6i2.3294

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de letramento literário para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental a partir do debate em torno das identidades sexuais e da ambiguidade com a qual esse tema é abordado por Clarice Lispector no conto O corpo, da coletânea A via crucis do corpo (1974). Metodologicamente, aplicamos os conceitos teóricos ligados à formação do leitor: identidade literária, proposto por A. Rouxel; Prática cultural de leitura, articulado por C. Gomes; e leitura literária na EJA, defendido por M. Cruz. Como resultado desta pesquisa, apresentamos o relato de uma experiência de leitura que teve o objetivo de ampliar o horizonte de expectativa do leitor no que se refere à flexibilidade das identidades sexuais.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

SANTOS, F. S.; GOMES, C. M. Leitura literária na EJA: questionando a identidade sexual. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 49–66, 2017. DOI: 10.30620/p.i.v6i2.3294. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3294. Acesso em: 29 mar. 2024.