Aproximações entre o texto falado e o texto escrito (literário): a construção da oralidade em “Coração de Mãe” de Rubem Braga
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v6i1.3225Resumo
Tendo como ideal a objetividade, o texto escrito pode, principalmente na modalidade literária, aproximar-se do texto oral, por meio de recursos textuais como a pausa, tópicos, subtópicos e digressões. Este artigo investiga estas aproximações apresentando em análise a crônica “Coração de mãe” de Rubem Braga publicada na antologia Morro do Isolamento. Apresentamos suporte teórico que discute as duas modalidades, o texto falado e o texto escrito literário e, entre as referências, destacamos, Dino Preti e Hudinilson Urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.