Mente corporificada: mapeamento do conceito, interfaces e possibilidades de aplicação
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v5i1.2687Resumo
O objetivo deste artigo é abordar o conceito de mente corporificada, tendo em vista a relevância dele na área de linguística Cognitiva. Primeiramente, traçamos um histórico do conceito, contextualizando-o no âmbito das Ciências Cognitivas e da Filosofia. Posterioromente, apresentamos interfaces entre tal conceito e teorias da linguística Cognitiva, tais como a abordagem experiencialista, os esquemas imagéticos e a teoria da metáfora conceptual. Do ponto de vista metodológico, apresentamos alguns
dos diferentes âmbitos de aplicação da cognição corporificada, como também seus níveis metodológicos de sistematização. Por fim, aplicamos a metodologia apresentada na análise das metáforas presentes numa charge eleitoral.
PALAVRAS-CHAVE: Mente Corporificada; Esquemas Imagéticos; Metáfora Conceptual; Charge política-eleitoral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.