O acolhimento, a cura e os vultos: reflexões sobre a religião e a militância negra-norte-americana do sul dos Estados Unidos

Autores

  • Rosemarie Freeney Harding
  • Rachel Elizabeth Harding

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v5i2.2179

Resumo

Este texto, uma colaboração entre Rachel e sua falecida mãe, Rosemarie, reconta, por meio de memórias da vida de Rosemarie enquanto militante no movimento negro dos anos 60 e pela história oral da família Freeney-Harding, a experiência dos negros norte-americanos que migraram do sul do país para cidades do norte do país nas primeiras décadas do século vinte. O texto examina tradições de acolhimento, cura, e uma espiritualidade mística afro-indígena do sul dos Estados Unidos como recursos para militância social e racial na comunidade negra norte americana. O texto está escrita na voz de Rosemarie.


Palavras-chave: Ativismo. Negros Sul-americanos. Espiritualidade. Misticismo. Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

HARDING, R. F.; HARDING, R. E. O acolhimento, a cura e os vultos: reflexões sobre a religião e a militância negra-norte-americana do sul dos Estados Unidos. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 219–230, 2016. DOI: 10.30620/p.i.v5i2.2179. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/2179. Acesso em: 20 abr. 2024.