Desvelando imagens de um sertão ‘seco e da fome’ e ressignificando saberes: a proposta da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro

Autores

  • Luzineide Dourado Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v4i1.1780

Resumo

Resumo

Analisam-se as imagens negativas e preconceituosas sobre a natureza, o território e as gentes do sertão semiárido contidas nos livros didáticos. Apresenta-se a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, agenciada pela RESAB. Dentre outras ações, essa rede atua com a produção de materiais didáticos, reapresentando o Semiárido, com suas belezas e potencialidades. Emergem outros sentidos de pertencimento territorial, ressignificando a mundaneidade e a territorialidade dos sujeitos da ação educativa e provocando novos saberes sobre e no sertão.

Palavras-chave

Sertão Semiárido. Territorialidade. Educação Contextualizada. Livros Didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

CARVALHO, L. D. Desvelando imagens de um sertão ‘seco e da fome’ e ressignificando saberes: a proposta da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 1, p. 113–127, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v4i1.1780. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1780. Acesso em: 28 mar. 2024.