O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões

  • Ricardo Oliveira de Freitas
  • Danilo Andrade Bittencourt

Resumo

Resumo

Desde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.

Palavras-chave

Mangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom.


Publicado
2015-11-26