Educação escolar indígena: trajetórias históricas e momento atual no Brasil e na Bahia

Autores

  • Jucimar Pereira dos Santos
  • Maria Nazaré Mota de Lima

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v4i2.1687

Resumo

O presente trabalho apresenta a trajetória histórica da educação escolar indígena do Brasil e da Bahia em seus aspectos mais significativos, numa perspectiva de enfatizar o processo de lutas advindas do Movimento Indígena Brasileiro a partir da década de 1970, imbricado com os pressupostos da história política, no estabelecimento de uma relação de poder e questões hierárquicas, assim como os desafios que os povos indígenas do Brasil e da Bahia têm vivenciado para garantir o direito a uma educação específica, inter-cultural, comunitária e diferenciada, de acordo com a legislação educacional pertinente a esta educação.

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Publicado

2015-11-04

Como Citar

DOS SANTOS, J. P.; DE LIMA, M. N. M. Educação escolar indígena: trajetórias históricas e momento atual no Brasil e na Bahia. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 2, p. 147–160, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v4i2.1687. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1687. Acesso em: 12 nov. 2024.