SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES

Resumo

Adilma Nunes Rocha
Possui graduação em Letras (1996) e especialização em Literatura Brasileira (1997) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e mestrado em Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Trabalhou na Educação Infantil (Alfabetização) de 1987 a 1991. Atua na Educação Básica com professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação desde 1991 no Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura em Jequié/Ba. É professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia, campus XXI/Ipiaú desde 2004, compondo a área de Estudos Literários. Tem experiência na área de Letras com ênfase em literatura brasileira, literatura infanto-juvenil, literatura e outras artes/linguagens, teoria da literatura, crítica literária e tradução intersemiótica.

Agnaldo Pedro Santos Filho
Possui graduação em Letras: Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Atualmente é professor do Colégio Militar de Salvador (CMS). Tem experiência na área de Letras – Língua Inglesa, atuando como professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

Alexandra Cardoso da Silva Duarte
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia, Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Educação a distância pela Universidade do Estado da Bahia, Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Instituto de Educação Monte Santo, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Santa Cruz, professora no Colegiado de Letras da Faculdade Ages de Senhor do Bonfim e leciona nos cursos de pós graduação do Grupo Anima.

Berthold Zilly
Estudos de filologias românica e germânica e literaturas latino-americanas, nas universidades de Bonn, Caen, São Paulo, Berlim (Freie Universität Berlin, FU). Doutorado sobre o teatro de Molière, na Freie Universität Berlin (1976); 1974-2010 professor de literatura latinoamericana e de língua portuguesa na mesma Universidade, 2004-2010 professor de literaturas ibero-americanas na Universität Bremen. 1978-1980 Lektor do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e professor visitante na UFC, Fortaleza. Professor visitante na UFSC (PGET) (2011-2013) Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução), Florianópolis, com bolsa PVE CAPES; 2014-2018 professor visitante contratado pela UFSC (PGET). Pesquisas e publicações sobre literatura brasileira e argentina, especialmente sobre autores e temas dos séculos XIX e XX.

Cristiane Costa
Professora de Jornalismo e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora de Pena de Aluguel: escritores jornalistas no Brasil (Bolsa Vitae de Literatura) e Sujeito Oculto (Bolsa Petrobras de Produção Literária).

Edil Silva Costa
Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia, Campus II. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Endereço eletrônico: escosta@uneb.br.

Gao Ran
É Professor Adjunto de História do Brasil na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (BFSU), China. Bacharel e Doutor em História pela Universidade de Pequim (PKU), defendeu em junho/2019 a tese “A Teologia da Libertação no Brasil: História e Teoria”, sob orientação do Prof. Dong Jingsheng. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre o papel do catolicismo progressista na formação do PT.

Juan Ignacio Azpeitia
Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, bolsista CAPES. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Licenciado em Letras – Língua Espanhola e Literaturas de língua espanhola pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Professor substituto UEFS Departamento de Educação (2021) Professor substituto Departamento de Español UNEB Campus V (2016-2021). Professor substituto no Departamento de Letras Românicas (Setor de Espanhol) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

Juan Recchia Paez
Professor de Literatura Latinoamericana na Universidade Nacional de La Plata (FAHCE-UNLP). Mestre em Literaturas Latino-Americanas pela UNSAM, Diplomado no Programa de Cultura Brasileira da UDESA e Doctoral Researcher do programa internacional MECILA. Recebeu diversas bolsas e realizou intercâmbios, estágios e instâncias de pesquisa no Brasil, Alemania, Cuba y Paraguay. Seus artigos foram publicados em revistas da Argentina, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e França e recebeu Menção Honrosa no X Prêmio Internacional “Dr. Leopoldo Zea” para a melhor Tese de Pós-Graduação em América Latina ou Caribe (CIALC -UNAM). Trabalha como diretor da revista Transas, letras y artes de América Latina (UNSAM) e como gestor cultural da Fábrica Cultural “En Eso Estamos” (La Plata, Buenos Aires, Argentina).

Léa Costa Santana Dias
Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Especialização em Estudos Literários e Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, ambos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professora de Literatura Brasileira da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde desenvolve pesquisa relacionada à vida e à obra do escritor Euclides da Cunha. É autora do livro Euclides da Cunha em terras baianas e amazônicas: impressões de um viajante sobre sertões brasileiros e outros espaços (Edufba, 2021). Atuou na editoração e revisão da Revista Outros sertões (UNEB). Atuou como coordenadora de área PIBID/UNEB. Atualmente é membro do Comitê de Ética da UNEB.

Lu Zhengqi
É aluna do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do IEL-UNICAMP, onde cursa o mestrado sob orientação do Prof. F. Foot Hardman. Graduada em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de Pequim (PKU), em 2020.

Lucicleide Guimarães Ribeiro
Doutoranda em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano (2017) e graduação em Letras – português/inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010). Especialista em Gestão Escolar e Pedagogia Histórico-Crítica para professores de educação do campo (UFBA). É professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Monte Santo (BA).

Marieli de Jesus Pereira
Graduada em Língua Estrangeira Moderna, Especialista em Estudos Linguísticos, Mestra em Letras e Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Dedica-se ao desenvolvimento dos estudos na área de ensino de língua e literatura de língua inglesa sob a perspectiva da Educação Antirracista e da Pedagogia Crítica, bem como atua na área de estudos do processo de criação artística e tradução intersemiótica.

Otavio de Jesus Assis
Possui graduação em Letras (licenciatura) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997), mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2013), especialização em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia (2019). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Letras Vernáculas e Literatura e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura infantil e infantojuvenil, Literatura portuguesa, teoria da literatura, trânsitos entre Literatura, História e Memória, Literatura e representação e ainda Literatura latinoamericana.

Rafaela Gama
Pesquisadora de iniciação científica da Faperj e graduanda em Jornalismo na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rozeaux Sebastien
É professor adjunto de história moderna e contemporânea na universidade Toulouse Jean Jaurès (França), e membro do laboratório Framespa. Especialista em história do Brasil contemporâneo, trabalha nas áreas da história cultural, da história social e da história ambiental. É membro do conselho consultivo da Revista do Instituto histórico e geográfico brasileiro e diretor da revista e-Storia. Além de artigos publicados em revistas na França, em Portugal e no Brasil, escreveu dois livros, Préhistoire de la lusophonie. Les relations culturelles luso-brésiliennes au 19e siècle (em 2019, livro que será publicado em português pela Hucitec no decorrer do ano) e Letras Pátrias. Les écrivains et la création d’une culture nationale au Brésil (2022). Nos últimos anos anda pesquisando novos terrenos, nos sertões do Nordeste. Este artigo inscreve-se no projeto mais amplo de escrita de um livro sobre a história e a memória de Canudos.

Walnice Nogueira Galvão
Professora Emérita aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP), com doutorado e livre-docência no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Seu campo de pesquisa concentra-se em Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Crítica da Literatura e da Cultura. Tem 40 livros publicados. Foi docente em diversas universidades no Exterior. Escreve assiduamente para jornais e revistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/16416. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

────────── ✽✽✽ ──────────