Os Sertões, um olhar sobre seus 120 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v12n2.p17

Palavras-chave:

Os Sertões, Rebelião sertaneja, Antonio Conselheiro, Denúncia

Resumo

Para uma melhor compreensão de Os Sertões, é preciso ter em mente a conjuntura em que foi concebido e escrito: trata-se de reportagem sobre uma rebelião sertaneja, desencadeada no fundo do sertão da Bahia, sob a liderança de um beato chamado Antonio Conselheiro. A origem da rebelião se assenta na passagem do Império para a República, sendo uma das muitas que costumam assinalar uma mudança de regime. A mudança é motivo de dores e perdas para a população mais pobre e desassistida, que então se amotina, tendo, no caso, uma bandeira religiosa. O autor da reportagem, o engenheiro militar Euclides da Cunha, recente egresso da Escola Militar da Praia Vermelha, fora enviado ao palco dos acontecimentos como correspondente de guerra pelo jornal O Estado de S. Paulo. Cinco anos depois seu livro viria à luz, abalando a opinião pública com suas denúncias e ocupando um lugar duradouro na cultura brasileira.

[Recebido em: 20 nov. 2022 – Aceito em: 15 dez. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walnice Nogueira Galvão, Universidade de São Paulo - USP

Professora Emérita aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP), com doutorado e livre-docência no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Seu campo de pesquisa concentra-se em Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Crítica da Literatura e da Cultura. Tem 40 livros publicados. Foi docente em diversas universidades no Exterior. Escreve assiduamente para jornais e revistas.

Publicado

2023-02-07

Como Citar

GALVÃO, W. N. Os Sertões, um olhar sobre seus 120 anos. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 17–27, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v12n2.p17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/16399. Acesso em: 23 abr. 2024.