Ecos de viola no samba de tamborete

Autores

  • Quercia Oliveira (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v3i2.1582

Resumo

Resumo

Quais os impactos do processo de patrimonialização do samba de roda do Recôncavo baiano em manifestações que lhe guardam proximidade? Objetivando uma reflexão acerca deste questionamento, o presente artigo 2 toma o samba de véio realizado na comunidade do Rodeadouro, Juazeiro-BA, como objeto e seus praticantes como sujeitos da pesquisa, constituindo os impactos operados pelo processo de patrimonialização do samba do Recôncavo no samba do Rodeadouro como problema de pesquisa. Para tanto, tomamos as perspectivas etnográficas e o ponto de vista da história oral, a partir da qual os relatos e falas de nossos sujeitos de pesquisa são entendidos como fontes históricas.

Palavras-chave

Samba de Véio, Patrimonialização, Política cultural, Cultura negro-diaspórica.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

OLIVEIRA, Q. Ecos de viola no samba de tamborete. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 123–146, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v3i2.1582. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1582. Acesso em: 28 mar. 2024.