Ensino de inglês no Brasil sob uma perspectiva antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v12n2.p169

Palavras-chave:

Ensino de língua Inglesa, Decolonialidade, Antirracismo

Resumo

A educação formal no Brasil foi estabelecida de modo a favorecer determinados grupos sociais em detrimento de outros, fomentando a desigualdade social a partir do racismo desde o período do Brasil Colônia. Assim, mesmo após a promulgação da primeira Constituição Brasileira, pessoas pretas, pardas e indígenas passam por diferentes processos de exclusão e invisibilização das suas crenças, costumes e línguas, inclusive no ambiente escolar que reproduz padrões socialmente construídos pelas culturas dominantes. Ao se pensar o ensino de língua inglesa no Brasil, as marcas do colonialismo e da colonialidade estão presentes nas aulas e nos materiais didáticos que reforçam estereótipos e preconceitos através da supervalorização da cultura, de padrões estéticos e variantes linguísticas euro-anglocêntricas. O presente artigo propõe discutir o ensino de língua inglesa sob uma perspectiva antirracista e decolonial. Neste sentido, apresentamos alguns fatos históricos sobre o racismo na educação brasileira, bem como evidências do racismo na educação contemporânea e, por fim, discutimos possibilidades para a desconstrução de estruturas racistas no ensino de língua inglesa. Para embasar nossa pesquisa, contamos com a contribuição de autores como Césaire (2020), Ferreira (2017), hooks (2018), Nascimento (2019), et alia.

[Recebido em: 20 nov. 2022 – Aceito em: 15 dez. 2022]

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Biografia do Autor

Agnaldo Pedro Santos Filho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, Especialista em Língua Inglesa pela FTC, Graduado em Letras (Língua Inglesa e Literaturas) pela UNEB.

Marieli de Jesus Pereira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA, Mestra em Letras pela UFBA, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela UFBA, Graduada em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pela UFBA.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

SANTOS FILHO, A. P.; PEREIRA, M. de J. Ensino de inglês no Brasil sob uma perspectiva antirracista. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 169–183, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v12n2.p169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/15809. Acesso em: 8 maio. 2024.