A pele lembra: entre a dor e o prazer – uma Diva try-sexual com tendências radicais em um estado de in-between-ness, tentando salvar o mundo

Autores

  • Frank Kurt Händeler UFBA/UEFS

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v3i1.1572

Palavras-chave:

Performance inter-ativa, Gênero, Conceito de Diva

Resumo

Descreve-se e analisa-se uma performance que foi criada e apresentada em 2007, durante o curso Pedagogia e Performance na Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo performer, coreógrafo, especialista em dança e pesquisador autor deste trabalho. Criou-se um caráter dramático projetado e um programa de televisão visionário e ficcional (que data do ano 3000), trazendo aspectos críticos da época, tais como, homofobia, movimentos de massa e violência. Este artigo baseia-se nas teorias do antropólogo Victor Turner, em termos de communitas (comunidades) e liminality (entre as realidades), que descrevem a possibilidade dentro de determinados grupos para desenvolver ideias inovadoras. Além disso, as teorias de Judith Butler são relacionadas com este artigo sobre a necessidade de uma redefinição das questões de gênero, bem como os conceitos de Wayne Koestenbaum sobre as definições do que é uma diva, que descreve a disposição de alguns aspectos da personalidade do artista-performer e seus motivos sobre o desenvolvimento de seu trabalho artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

HÄNDELER, F. K. A pele lembra: entre a dor e o prazer – uma Diva try-sexual com tendências radicais em um estado de in-between-ness, tentando salvar o mundo. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 1, p. 141–155, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v3i1.1572. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1572. Acesso em: 23 abr. 2024.