MOVIMENTO POPULAR E HISTÓRICO DE CANUDOS: SIGNOS DE ESVAZIAMENTO DO DISCURSO DE PODER RELIGIOSO, POLÍTICO E LATIFUNDIÁRIO
Resumo
O presente artigo trata de um estudo sobre a arqueologia dos signos linguísticos de Saussure e sobre esvaziamentos de discursos, como estratégia de enfrentamento, feita pelo Padre Enoque Oliveira, enquanto líder do Movimento Popular e Histórico de Canudos, aos poderes dominantes que atuavam no município de Monte Santo na década de 1980, como clero, latifundiários e poder governamental. Objetiva analisar os discursos utilizados pelos poderes, refletindo sobre estratégias de desmonte dos signos fortemente estabelecidos. Tecendo os signos a partir de Saussure (1916), Oliveira (1997), Santos (2016) e outros, o texto traz a linguagem como instrumento social utilizada para externar o grito dos excluídos.
Downloads
- Visualizações do Artigo 66
- PDF downloads: 39
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.