Quem era Gabriele D’Annunzio? Anjo ou demônio? Artista ou charlatão? Aventureiro ou vate?
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v12n1.p111Palavras-chave:
Decadentismo, Esteticismo, Gabriele D’Annunzio, Literatura italiana, SuperomismoResumo
A inigualável busca pela beleza e pela arte, bem como uma vida movida por escândalos elevam Gabriele D’Annunzio (1863-1938) à condição de um dos escritores mais brilhantes e polêmicos da Itália oitocentista. A constante confusão entre vida e obra cria múltiplas narrativas do autor e resulta na construção do mito dannunziano que abrange a dicotomia entre um esteticismo artístico e outro prático, as inúmeras apropriações artísticas e um conjunto de características que unifica o texto de Gabriele D’Annunzio, convergendo-o em um estilo único e inigualável chamado de dannunzianesimo – uma mistura entre narrativa ficcional e biográfica. Este artigo objetiva firmar-se em certos aspectos que definem o dannunzianesimo como o experimentalismo linguístico, o esteticismo e o superomismo, visando demonstrar de que forma a ousadia do autor o levaria à imortalidade através do amor sensual pela palavra (PRAZ, 2015).
[Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]
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Referências
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