Mapeamento sistemático de experiências formadoras e dispositivos de pesquisa-formação

contribuições da abordagem (auto)biográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p67

Palavras-chave:

Mapeamento sistemático, Pesquisas-formação, Dispositivos (auto)biográficos

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático que buscou responder à seguinte pergunta: Quais os dispositivos de pesquisaformação evidenciados nos estudos acadêmicos primários publicados no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES que assumem a abordagem (auto)biográfica e estão voltados a investigar as experiências formadoras no campo da formação docente? A partir do contexto temático e do problema de pesquisa, delinearam-se os seguintes objetivos: (1) realizar um mapeamento sistemático de teses e dissertações que assumem a abordagem (auto)biográfica na pesquisa em Educação e discutem experiências formadoras a partir de dispositivos de pesquisas-formação; (2) apresentar o cenário cronológico, geográfico e institucional das pesquisas encontradas; (3) identificar os dispositivos utilizados na produção de dados das pesquisas selecionadas, bem como seus referenciais teórico-metodológico; e, por fim, (4) destacar as contribuições das estratégias de investigação no campo da formação docente que, partindo da abordagem (auto)biográfica, estudam experiências formadoras por meio de dispositivos de pesquisa-formação. O estudo partiu de três movimentos: a) apresentar os contornos e referenciais que fundamentaram a pesquisa; b) o percurso para a constituição do corpus; c) a análise e diálogo com os achados. Inicialmente, constata-se o aumento significativo de pesquisas (auto)biográficas na última década evidenciando a consolidação da abordagem (auto)biográfica no país como campo de investigação. Cartas, narrativas, memoriais, vivências corporais e diários assumem um papel significativo nos espaços de pesquisa-formação na relação com a escrita de si reflexiva e acabam por caracterizar os modos de mediação. A compreensão dos dados do mapeamento e a reflexão gerada a partir deles nos permitiu evidenciar as escolhas dos pesquisadores em relação as perspectivas investigativas e de formação, indicando o movimento autobiográfico enquanto provedor de uma proposta de produção de conhecimento que articula indissociadamente ensino, pesquisa e extensão.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

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Biografia do Autor

Solange Brito, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba

Doutoranda na UFSCar/Sorocaba; Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba. Participante do NEPEN – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (UFSCar/Sorocaba). Membro reeleita (2019-2021), representante da supervisão de ensino da rede pública municipal, no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO). Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Anhanguera de Sorocaba (fev/2016 a jun/2019). Membro da Comissão Mista para implementaçao de ações para Educação Étnico-Raciais. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Sorocaba desde 16/11/2011. Atuou como Orientadora Pedagógica na mesma rede, entre 2008 e 2011,em escola com aproximadamente 740 alunos, que atendia Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Escola em Tempo Integral e E.J.A. Educação de Jovens e Adultos, respondendo, na ocasião, pela organização das Reuniões/Formações semanais de H.T.P. C. (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) com o corpo docente, constituído de aproximadamente 28 professores com as seguintes atividades principais: organização de pautas, orientações técnico-pedagógicas, registros e acompanhamento de planejamentos, relatórios, gerência de grupos de estudos, grupos de trabalho, gestão de processos, etc., além de formações com outros segmentos de apoio (Inspetores de Alunos, Auxiliares de Educação e Estagiários). Foi Coordenadora Local (Sorocaba) do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba

Pós-doutora em Psicologia da Educação (2019) – bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Recursos e Materiais Curriculares e Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, trabalhando especialmente com os temas Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores e trabalho docente e Formação de Professores que ensinam Matemática. Docente nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba). Coordenou o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE UFSCar) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID UFSCar). Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" (NEPEN). É Editora-chefe da Revista Crítica Educativa e Coordenadora do PPGEd-So.

Cláudia Maria Duran Meletti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, (UFSCar-SO), na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas; Mestre em Educação: Formação de Formadores pela PUC-SP; Graduada em Pedagogia, com especializações em Gestão Escolar, Psicopedagogia, Docência no Ensino Superior. Pós-graduada em Distúrbios da Comunicação e Linguagem, com especialização realizada em Madri, Espanha, com bolsa do Instituto de Cooperação Ibero-Americana (ICI). Atua como coordenadora pedagógica e orientadora educacional há mais de vinte anos na rede privada de Ensino, desenvolvendo projetos de abordagem reflexiva e colaborativa, voltados à formação docente e discente, à organização curricular e à relação entre escola e comunidade.

Leandro Limoni de Campos Fonseca, Universidade de Sorocaba - UNISO

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (2005). Mestre em Ciências (Psicologia Social) pela Universidade de São Paulo (2014). Doutorando em Educação (Formação de Professores e Práticas Educativas) pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente. Professor do curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Sorocaba – Uniso desde agosto de 2016. Temas de interesse: Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Relações Raciais, Sexualidade e Estudos de Gênero, Dependência Química, Violência, Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Políticas Públicas e Sistema Único de Saúde, Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano. Processos Grupais. Pesquisaformação Narrativa (Auto)biográfica.

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THOMAS, G. e PRING R. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. RobertoCataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

BRITO, S.; NAKAYAMA, B. C. M. S.; MELETTI, C. M. D.; FONSECA, L. L. de C. Mapeamento sistemático de experiências formadoras e dispositivos de pesquisa-formação: contribuições da abordagem (auto)biográfica. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 67–96, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p67. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14384. Acesso em: 27 dez. 2024.