Mapeamento sistemático de experiências formadoras e dispositivos de pesquisa-formação
contribuições da abordagem (auto)biográfica
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p67Palavras-chave:
Mapeamento sistemático, Pesquisas-formação, Dispositivos (auto)biográficosResumo
Este estudo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático que buscou responder à seguinte pergunta: Quais os dispositivos de pesquisaformação evidenciados nos estudos acadêmicos primários publicados no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES que assumem a abordagem (auto)biográfica e estão voltados a investigar as experiências formadoras no campo da formação docente? A partir do contexto temático e do problema de pesquisa, delinearam-se os seguintes objetivos: (1) realizar um mapeamento sistemático de teses e dissertações que assumem a abordagem (auto)biográfica na pesquisa em Educação e discutem experiências formadoras a partir de dispositivos de pesquisas-formação; (2) apresentar o cenário cronológico, geográfico e institucional das pesquisas encontradas; (3) identificar os dispositivos utilizados na produção de dados das pesquisas selecionadas, bem como seus referenciais teórico-metodológico; e, por fim, (4) destacar as contribuições das estratégias de investigação no campo da formação docente que, partindo da abordagem (auto)biográfica, estudam experiências formadoras por meio de dispositivos de pesquisa-formação. O estudo partiu de três movimentos: a) apresentar os contornos e referenciais que fundamentaram a pesquisa; b) o percurso para a constituição do corpus; c) a análise e diálogo com os achados. Inicialmente, constata-se o aumento significativo de pesquisas (auto)biográficas na última década evidenciando a consolidação da abordagem (auto)biográfica no país como campo de investigação. Cartas, narrativas, memoriais, vivências corporais e diários assumem um papel significativo nos espaços de pesquisa-formação na relação com a escrita de si reflexiva e acabam por caracterizar os modos de mediação. A compreensão dos dados do mapeamento e a reflexão gerada a partir deles nos permitiu evidenciar as escolhas dos pesquisadores em relação as perspectivas investigativas e de formação, indicando o movimento autobiográfico enquanto provedor de uma proposta de produção de conhecimento que articula indissociadamente ensino, pesquisa e extensão.
[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]
Downloads
Referências
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? Gedisa, 1990, p. 155-161. Disponível em: https://www.escolanomade.org/2016/02/24/deleuze-o-que-e-um-dispositivo. Acesso em; 20 mar. 2021.
DAVIES, P. Revisões sistemáticas e a Campbell Collaboration. In: THOMAS, Gary e PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Tradução Roberto Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.
DELORY-MOMBERGER, C. (2006) Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 02, p. 359-371, maio/ago. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a11v32n2.pdf.
FALBO, R. A.; SOUZA, E. F. F., K.R. Mapeamento Sistemático. Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, 2017, p. 79-98, Último acesso em 22/05/19. Disponível em https://www.inf.ufes.br/~falbo/files/MP/TP/Sobre_MS.pdf.
GOUGH, D. Síntese sistemática de pesquisa. In: THOMAS, Gary e PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Tradução Roberto Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf.
LARROSA BONDÍA, J. (2002) Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In Larrosa, J. Tremores. Belo Horizonte: Autêntica. Texto publicado em: Universidade de Barcelona, jan./fev./mar./abr., n. 19, p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf.
MOURA, T. Q. P. Experiências formadoras de coordenadoras pedagógicas no mestrado profissional em educação: formação de formadores da PUC-SP' 13/12/2019 126 f. Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca da PUC-SP (Campus Monte Alegre). Disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22894. Acesso em: 20 fev. 2021.
PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697.
PASSEGGI, M. da C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito espistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267.
PASSEGGI, M. C. ; Souza, E. C. (2016). O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) p. 6-26. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/view/56/36.
ROMANOWSKI, J. P. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de pesquisa em educação-PPGE/ME. v. 8, n. 2, p. 479-499, mai./ago. 2013. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3711/2393. Acesso em: 27 abr. 2021
SILVA, A. V. da. Memorial de formação: dispositivo de pesquisa-formação no/do estágio supervisionado' 16/12/2014 262 f. Doutorado em Educação e Contemporaneidade Instituição de Ensino: Universidade do Estado da Bahia, Salvador Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade do Estado da Bahia. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wpcontent/uploads/2016/09/Arlete-Vieira-da-Silva1.pdf. Acesso em: 20 fev 2021.
SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação | Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 39-50 | jan./abr. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984644411344. Acesso em: 4 maio 2021.
TAHAN, S. P. Marcas da história de vida na constituição profissional do coordenador pedagógico: um estudo a partir de narrativas de experiências como dispositivos de pesquisa-formação' 24/05/2019 155 f. Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca da PUC-SP (Campus Monte Alegre). Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22369. Acessado em 2 fev. 2021.
THOMAS, G. e PRING R. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. RobertoCataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.