A literatura marginal na internet: o fenômeno fanfiction como instrumento de disseminação e divulgação das/nas margens
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v1i1.1436Resumo
Resumo
A literatura, seu foco de discussão e campo de atuação têm sido deslocados e têm permitido novas aberturas nas últimas décadas e, com o surgimento da internet, novas formas de produções literárias, ou ciberliteraturas, têm surgido e ampliado esse campo. O presente texto constitui-se de uma proposta de análise e compreensão do fenômeno fanfiction, como produção literária marginal nos espaços virtuais que coloca em xeque e amplia a discussão de autoria dentro de uma abordagem que supera uma série de conceitos estruturadores do pensamento sobe a literatura; analisará, também, o deslocamento do eixo de hegemonia dentro do processo de produção literária. Por fanfiction aqui, compreende-se o hobby literário, cujo objetivo é (re)escrever histórias baseadas em universos ficcionais – personagens, cenários e acontecimentos – criados por terceiros (fãs) no ciberespaço. Na maioria dos casos, esses escritores de fanfic ou ficwriters têm como principal inspiração as histórias lançadas pelo mercado da indústria cultural, como livros, filmes, desenhos animados, quadrinhos e seriados de TV. Diante disso, trata-se de uma discussão à luz dos estudos literários e dos Estudos Culturais, buscando compreender a lógica dessa “sub-cultura”, como forma de disseminação de outras obras já postas em evidência pelas academias e mercado cultural.
Palavras-chave
literatura marginal, fanfiction, cultura participatória, ciberliteratura.
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